Aluguel direto com proprietário: por que essa não é uma escolha segura?


A opção de aluguel direto com o proprietário pode apresentar uma série de riscos na negociação. Portanto, se você está querendo se mudar em breve e está cogitando essa opção, é importante entender quais são esses riscos antes de tomar uma decisão.

No texto a seguir você vai entender melhor porque o aluguel direto com o proprietário não é uma escolha segura. Confira!

O aluguel direto com o proprietário é seguro?

A resposta no geral é não. Em alguns casos até pode ser uma negociação que dê certo realmente, entretanto, os riscos disso gerar uma dor de cabeça para algumas das partes são enormes.

São alguns dos principais riscos:

  • Documentação irregular.
  • Proprietário ou locatário podem ter seus direitos/deveres negligenciados.
  • Pode gerar atritos entre locador e inquilino.
  • Há risco de golpes.

Portanto, evite o aluguel direto com o proprietário se você não quer correr riscos na negociação e alugue seu imóvel direto com uma imobiliária.

Por que não é um bom negócio fechar o aluguel direto com o proprietário

Além dos riscos citados acima, ao alugar o imóvel direto com o proprietário você fica sujeito a uma série de situações em que algumas das partes envolvidas podem se sentir lesadas de alguma forma. Listamos algumas destas situações:

Proprietário ou inquilino podem não ter seus direitos assegurados

Este é, com certeza, um dos grandes riscos do aluguel direto com o proprietário. Afinal, tudo que envolve questões legais precisa ser tratado com muita responsabilidade. E os riscos de que haja alguma irregularidade em contratos deste tipo de negociação são enormes.

Isso acontece pois geralmente a negociação vai acontecer direto entre proprietário e inquilino, sem o devido suporte judicial.

E, como em todo tipo de transação comercial, a parte legal do contrato de aluguel é extremamente importante para que se esclareça e seja exercido os direitos e deveres de ambas as partes envolvidas.

Portanto, quando isso é feito de forma amadora, é muito provável que isso gere algum tipo de transtorno. E o pior é que, se isso acontecer, muito dificilmente você está assegurado, afinal, a parte legal do contrato não foi bem definida desde o princípio.

Resolução de problemas é dificultada

Quem vive de aluguel sabe que existe uma série de questões que surgem no decorrer do contrato em que é preciso acionar o proprietário. Por exemplo, quando há algum tipo de problema estrutural no imóvel ou algum problema hidráulico.

Quando isso acontece é importante contactar o responsável legal do imóvel para que ele tome as devidas providências. Afinal, o locatário não tem responsabilidade alguma de realizar reparos estruturais. Claro, desde que o mesmo não tenha sido os causado.

Neste sentido, quando há um intermédio de uma imobiliária esta situação pode ser resolvida de forma muito mais rápida. Esta, como mediadora de ambas as partes vai atuar no sentido de garantir que as providências sejam tomadas.

Clique aqui e saiba mais sobre a Lei do Inquilinato que aborda os direitos e deveres de ambas as partes. 

Desgaste no relacionamento

A relação direta entre locador e locatário pode gerar uma série de atritos. Principalmente em momentos mais delicados, como o de reajuste de aluguel, a necessidade de reparos no imóvel, como citado acima.

É neste momento que a imobiliária aparece com um papel importante de mediar essas situações. Ela atuará no sentido de garantir que os direitos e deveres de ambas as partes sejam assegurados.

Aluguel de imóveis na Universal

Agora que você já conhece todas os riscos do aluguel direto com o proprietário deu para perceber que não vale a pena realizar este tipo de negociação, concorda?

Quando você aluga um imóvel direto com a imobiliária você garante o respaldo de uma empresa especializada no mercado. Ou seja, é uma opção mais segura e que vai garantir mais tranquilidade durante o período de vigência do contrato.

Na Universal Imóveis você encontra o maior acervo de imóveis para aluguel de Juiz de Fora. Tem opções para todos os tipos e todos os bolsos. Clique aqui e encontre o imóvel perfeito para você

Leia Também: