Decoração para apartamento alugado: dicas para personalizar o espaço


Decorar apartamento alugado é uma das maiores dificuldades para quem mora de aluguel. Afinal, há uma série de restrições quanto ao que pode e o que não pode ser modificado no imóvel.

Mas isso não significa exatamente que você não pode deixar o lugar mais a sua cara. É possível sim utilizar determinadas estratégias na decoração de apartamento alugado. E nós vamos ajudá-lo nessa tarefa.

Preparamos uma série de dicas para deixar o apê alugado mais personalizado. Então vai pegando papel e caneta e já começa a anotar nossas sugestões. Vamos lá?

Decoração apartamento alugado: fique atento às restrições contratuais

Antes de começar a decorar apartamento alugado é importante procurar saber exatamente o que foi definido em contrato em relação à mudanças no imóvel. 

Nesse documento deve conter todas as exigências que o locatário deve seguir durante o período de uso do imóvel. Por exemplo, o locatário é obrigado a reparar todos os danos provocados por ele durante a vigência do contrato. Assim como realizar devidas manutenções de conservação do bem.

Resumidamente, o inquilino deve entregar o imóvel no mesmo estado em que recebeu, de acordo com aquilo que foi estipulado no termo de vistoria.

Importância da vistoria

Por isso, a importância de uma atenção minuciosa durante a vistoria por parte do inquilino. Observe possíveis problemas no imóvel que podem gerar uma grande dor de cabeça no futuro.

E tenha consciência de que qualquer mudança a ser feita no local terá que ser desfeita quando você devolvê-lo. Portanto, pense bem se esse é um gasto realmente necessário.

Você pode decorar seu apartamento de outras maneiras, sem a necessidade de realizar grandes alterações no local. Então vamos logo às nossas dicas.

Dê preferência para móveis independentes

O mais importante de se ter em mente é a necessidade de soluções rápidas, e de preferência “móveis”. Com isso fica mais fácil você levar tudo com você em caso de uma eventual mudança de endereço.

Como sabemos, aluguel é algo temporário, mesmo que seja algo por tempo indefinido, a melhor medida nesses casos é estar precavido para todos os cenários.

Móveis soltos são uma excelente opção para quem vive de aluguel. Além da funcionalidade você não fica preso ao espaço específico do imóvel, como seria nos casos de móveis planejados, por exemplo.

Veja aqui dicas de como escolher os móveis ideais para quem vive de aluguel.

Faça uso de papéis de parede 

O papel de parede é uma excelente opção de decoração para apartamento alugado. Isso porque se você decidir pintar o seu imóvel, você vai precisar fazer uma nova pintura quando entregar o imóvel ao proprietário.

Logo, com o papel de parede você pode conseguir uma mudança no ambiente, sem ter a necessidade de passar por um novo transtorno. 

Além disso, existem inúmeros modelos e estampas de papéis de parede atualmente no mercado. Você pode usar e abusar da criatividade para deixar o ambiente divertido e com a sua personalidade estampada.


Invista em quadros

Os quadros podem ser o seu melhor amigo na decoração de apartamento alugado. Estes itens deixam qualquer ambiente mais moderno e autêntico. E, quando combinados com a decoração do local cria uma composição estética incrível.


Tenha a natureza ao seu lado

Uma das mais antigas e duradouras tendências de interiores é a utilização de plantas e flores como artigos decorativos. Use e abuse do verde para dar vida à decoração do apartamento alugado.

Você pode optar por fazer algo parecido com um jardim interno dentro do espaço ou apenas inserir algumas plantas pela casa. O resultado é de um ambiente muito sofisticado e com muita vida.


Uso de espelhos para ampliar o ambiente

Essa é uma das principais estratégias na arquitetura para conseguir a amplificação do ambiente. Isso porque o reflexo dos espelhos vão dar a sensação de amplitude no espaço.

Se você tem algum cômodo pequeno que deseja valorizá-lo, essa é a principal estratégia. A dica é optar pela aplicação de espelhos grandes, de preferência instalados em toda parede.

Espelhos maiores são mais indicados para a aplicação em ambientes sociais, como na sala de jantar e quartos, por exemplo. Uma boa dica para uso de espelhos no quarto é optar pela instalação na própria porta do armário.


Alugue seu imóvel na Universal

Agora que você já conheceu várias dicas de decoração de apartamento alugado é a hora de escolher o imóvel perfeito para você. Na Universal você encontra a mais diversa gama de opções de Juiz de Fora. Clique aqui e encontre a opção ideal para você.