7 motivos para morar em Juiz de Fora


Afinal, quais são os benefícios de morar em Juiz de Fora? Se você não é da cidade e está pensando em se mudar, esse texto vai te ajudar a se decidir. A Princesa de Minas, como é conhecida, encanta a todos que aqui fazem moradia.

Seja por suas características climáticas, pelo cenário cultural ou pelos negócios em ascensão, a cidade tem se tornado opção de moradia de muitas pessoas. Fizemos uma lista com 10 motivos para morar em Juiz de Fora. Confira!


1. O clima da cidade

Morar em Juiz de Fora é ter que se acostumar com diferentes climas em um só dia. É frio, calor, chuva, tudo em menos de 24 horas. Então, se você vai se mudar para cá saiba que deve sempre sair com um guarda-chuva e um casaco na bolsa, porque o tempo pode virar a qualquer momento.

Há quem se incomode com tamanha instabilidade, mas tem aqueles que amam o clima mais ameno da cidade. Por aqui dificilmente a temperatura fica elevada por muitos dias, por isso, se você é uma pessoa que prefere frio e foge do calor, você com certeza vai se apaixonar por Juiz de Fora.


2. Cidade Universitária

A Universidade Federal de Juiz de Fora é uma das grandes forças da cidade. Não somente pelo fato de atrair milhares de estudantes na cidade, mas também por suas frentes culturais e de lazer.

A Universidade conta com diversas áreas de lazer para você aproveitar o dia, como o Jardim Sensorial, 200 metros de ciclovia na área central do campus, pista de skate de 350 metros na praça cívica, academia ao ar livre, parque infantil e muito mais.

Além disso, a instituição inaugurou recentemente o Jardim Botânico, um dos principais refúgios da Floresta Atlântica, em meio à área urbana.

3. Localização privilegiada

Juiz de Fora possui localização privilegiada entre os principais pólos econômicos e centros emissores da Região Sudeste: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

Portanto, a cidade se torna um ponto estratégico para quem precisa se locomover para um desses locais de forma facilitada.

4. Polo empresarial em ascensão

Principalmente por sua localização estratégica, Juiz de Fora tem atraído inúmeros empreendimentos que veem na cidade uma oportunidade de crescimento.

Só em 2018 a cidade abriu 784 empresas, contra 645 no mesmo período de 2017, um índice 22% maior. Esse crescimento significa que a cidade vem crescendo a cada ano, e com isso contribui para a criação de novos empregos, e melhoria da qualidade de vida dos moradores.

5. Cidade pacata

Muitas pessoas não conseguem se acostumar com a rotina conturbada de grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. É um trânsito caótico, problemas com transporte público, distâncias muitas longas entre certos serviços, dentre outros itens que podem acabar prejudicando sua qualidade de vida.

E Juiz de Fora nada mais é que um local com porte de cidade grande, que ao mesmo tempo mantém os aspectos positivos de uma cidade pequena. Aqui você e sua família pode levar uma vida mais tranquila e pacata e ainda encontrar quase tudo que encontraria nas grandes metrópoles.

6. Cenário gastronômico

Juiz de Fora traz uma gama enorme de bares e restaurantes com alto padrão. As opções são capazes de oferecer, desde comidas tipicamente mineira a pratos requintados da cozinha internacional.

Tem opção para todos os gostos. Veja aqui algumas dicas de restaurantes que você precisa conhecer no centro da cidade.

7. Cultura

Morar em Juiz de Fora é uma excelente opção para quem não abre mão de programas culturais. A cidade tem uma intensa vida cultural, com seu teatros, espaços culturais e galerias de artes. Ao longo do ano, sedia vários eventos que compõem o calendário oficial de eventos turísticos da cidade.

Espaços como o CCBM, o Cine Theatro Centro e o MAMM, por exemplo, estão sempre trazendo novidades artísticas para a cidade e movimentando o polo cultural de Juiz de Fora.

Leia também:
Qual o custo de vida em Juiz de Fora?
Os 5 melhores bairros de Juiz de Fora para morar
Aluguel sem fiador em Juiz de Fora: como alugar rápido?
Como alugar ou comprar imóvel em Juiz de Fora?