Sonho da casa própria: dicas para comprar seu imóvel


Um dos maiores objetivos de vida de grande parte da população é, com certeza, realizar o sonho da casa própria. Afinal, quem não quer se livrar da renda fixa do aluguel e ter um espaço para chamar de seu?

Se você quer mesmo atingir esse objetivo é preciso que tenha um planejamento muito bem definido. Mas por onde começar então? O que deve ser avaliado para encontrar o imóvel ideal para comprar?

A seguir vamos apresentar algumas dicas importantes que vão ajudá-lo a comprar o seu imóvel. Confira!

Como realizar o sonho da casa própria? 

Se você quer realizar o sonho da casa própria mas não sabe por onde começar, aqui vai algumas dicas:

  1. Comece avaliando sua situação financeira
  2. Estipule um objetivo: até quando você pretende realizar o sonho da casa própria? 
  3. Economize e, se possível, tente conseguir alguma renda extra. 
  4. Conheças as opções disponíveis de financiamento
  5. Procure imóveis que se encaixam dentro da sua realidade financeira

A partir destes passos você já vai conseguir ter uma visão muito mais clara de um planejamento para adquirir um imóvel. E com isso, será capaz de tomar uma decisão mais segura e consciente.

Avaliando sua situação financeira

A decisão de se comprometer com um financiamento de imóveis deve ser feita após um planejamento minucioso e consciente, para que no futuro isso não vire uma dor de cabeça.

Para ajudá-lo (a) se faça os seguintes questionamentos:

  • Quanto sobra do seu salário no final do mês? 
  • É o suficiente para arcar com os gastos? 
  • É possível reduzir alguns gastos atuais para auxiliar no financiamento? 
  • Há quanto tempo você tem uma saúde financeira estável?

São muitos pontos a serem avaliados, mas não precisa se desesperar ainda. Atualmente existem muitas facilidades para obter um financiamento.

Na maioria dos bancos o comprador precisa ter no mínimo 20% do valor do imóvel para conseguir financiá-lo. Alguns como Caixa, Banco do Brasil e Pan Sua Casa exigem apenas 10% de contrapartida do comprador.

O valor pode ser pago total ou parcialmente ao vendedor do imóvel como sinal, uma parcela também pode ser paga quando o banco liberar o financiamento. Tudo irá depender da negociação com o vendedor.

Tenha um objetivo e economize

O que você faz de fato para realizar o sonho da casa própria? Adquirir um imóvel pode parecer uma realidade muito distante, mas não é bem assim.

Você só precisa entender qual é a sua realidade. Conhecer quais são as opções disponíveis no mercado, financeiramente falando, para realizar esse sonho. E traçar meios de como alcançar esse objetivo.

Por exemplo, digamos que você é recém formado, está no seu primeiro emprego e já começou a ficar intrigado a comprar um imóvel. Qual quantia você poderia separar para isso? Em quanto tempo você gostaria de já ter sua casa?

Então este será seu objetivo. A partir disso, claro, será necessário economizar em alguns pontos, cortar certos gastos desnecessários e, se possível conseguir alguma renda extra para não pesar tanto suas finanças.

Opções de financiamento

A melhor opção para realizar o sonho da casa própria é, claro, fazer a compra a vista. Dessa forma não entra na conta da compra as altas taxas de juros e é possível negociar descontos vantajosos. Porém, esta é uma realidade muito distante para grande parte da população.

Logo, as opções mais buscadas são o consórcio e financiamento imobiliário. O mais comum acaba sendo o financiamento mesmo. Há diversas opções disponíveis atualmente no mercado imobiliário para conseguir financiar um imóvel.

Dentre as mais comuns estão:

Financiamento através do FGTS

Isso mesmo, esse é um direito que todo trabalhador que tem carteira assinada possui.

O benefício funciona da seguinte maneira: mensalmente o empregador realiza um depósito equivalente a 8% do valor do salário do funcionário. Para retirar este valor é necessário que a pessoa não possua nenhum outro imóvel em seu nome.

O financiamento através do FGTS faz parte do sistema SFH (Sistema Financeiro de Habilitação), que é um mecanismo do Governo Federal direcionado para a compra do imóvel próprio.

SBPE

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos é a opção de financiamento mais praticada quando os valores do imóvel em negociação estão fora das características e limites expostos no SFH.

Sua principal diferença para os demais financiamentos é uma taxa de juros mais elevado, que pode chegar a até mais de 12% ao ano.

SFI

Uma das opções de financiamento para realizar o sonho da casa própria é o SFI. O Sistema de Financiamento Imobiliário engloba os financiamentos imobiliários que não se encaixam na lei do SFH.

Ou seja, caso o imóvel possua um valor maior do que os limites que citamos acima. Nesse sistema de financiamento não pode ser utilizado o FGTS.

Clique aqui e entenda melhor sobre os principais sistemas de financiamento existentes. 

Dica! 

Antes de fechar qualquer negócio é importante avaliar todas as suas opções para encontrar aquele que melhor vai se encaixar na sua realidade.

Uma boa dica para avaliar suas possibilidades é fazer simulações de financiamento em diferentes bancos. Dessa forma, será possível avaliar como seria o valor das prestações e taxas de juros praticadas em cima do imóvel pretendido.

Leia também:
Primeiro imóvel: dicas importantes para acertar na escolha
Comprar ou alugar imóvel: o que vale mais a pena?