Como conseguir um fiador para aluguel e agilizar a mudança? Descubra!


Você sabe como conseguir um fiador para alugar um imóvel? Essa é uma das principais dificuldades das pessoas para fechar um contrato de locação. Isso porque é um processo muito burocrático e que demanda muita confiança por parte do fiador.

É nessa etapa que muitas pessoas acabam demorando mais para conseguir se mudar. Para ajudá-lo nesse processo separamos algumas dicas de como conseguir um fiador. Confira a seguir!

Dicas de como conseguir um fiador 

A grande maioria dos contratos de aluguel exigem a participação de um ou até dois fiadores no processo.

Para ser fiador a pessoa precisa ter uma renda de no mínimo o valor de três vezes o aluguel, além de ter um imóvel registrado em seu nome. Na maioria dos casos, inclusive, há a exigência de que esse imóvel esteja necessariamente registrado na mesma cidade em que o imóvel pretendido para aluguel.

Confira as dicas que preparamos de como conseguir um fiador mais rapidamente

Procure pessoas próximas 

Pode ser difícil encontrar alguém para se tornar seu fiador pois este é um compromisso que envolve muita confiança. Há riscos financeiros reais para a pessoa que aceitar esse papel.

Por isso, pessoas que são mais próximas a você estarão mais inclinadas a aceitar esse compromisso. Pode ser algum parente ou amigo próximo que confie em você e vice versa.

Explique bem a situação 

Independente da proximidade com a pessoa que você está pedindo o favor, é importante que você esclarece muito bem quais são as responsabilidades que você está solicitando a pessoa.

Informe o motivo pelo qual você está procurando um novo imóvel e apresente também quais são os valores do contrato. É interessante também que você deixe claro como está a sua situação financeira atual, apresentando garantias de que não haverá riscos para a pessoa que se comprometer a ser seu fiador.

Adiante a parte burocrática 

A burocracia no contrato de aluguel é muito maior para o fiador do que para o próprio inquilino. O fiador deverá fornecer uma série de documentos para comprovar sua renda e posses, de modo a garantir a segurança locatícia para o proprietário do imóvel.

Logo, quando for pedir à pessoa para ser seu fiador já antecipe toda essa parte burocrática. Deixe claro qual a documentação necessário, e o que está envolvido de fato no contrato quanto aos riscos financeiros e jurídicos.

Fizemos uma lista com alguns dos documentos mais comuns que são exigidos do fiador em um contrato de locação. Confira:

  • Comprovante de residência
  • RG ou CPF
  • Comprovante de renda (que seja superior a três vezes o valor do aluguel e dos encargos)
  • Última declaração do Imposto de Renda;
  • Comprovante de estado civil (certidões de nascimento, casamento, divórcio);
  • O fiador que possui imóvel deverá apresentar uma cópia da matrícula atualizada do bem.

Se possível tente negociar as exigências no contrato

As dicas acima de como conseguir um fiador pode ajudá-lo nessa busca, mas nem sempre é fácil encontrar alguém próximo que atenda a todos os requisitos exigidos no contrato.

Logo, caso seja viável você pode tentar negociar as condições diretamente com a imobiliária responsável pelo imóvel ou até diretamente com o proprietário. Apresente uma alternativa para o fechamento de contrato, é muito possível que eles sejam flexíveis em alguns casos para agilizar esse processo.

Alternativas para a garantia locatícia 

O fiador é ainda a garantia locatícia mais utilizada no mercado imobiliário. Porém, justamente por toda a burocracia envolvida neste caso já há inúmeras alternativas possíveis para pessoas que querem alugar um imóvel e não tem como conseguir um fiador.

As principais delas são o depósito caução e o seguro fiança, mas tem também opções onde o inquilino pode fechar o contrato utilizado apenas seu cartão de crédito. Entenda melhor sobre cada uma dessas alternativas:

Depósito caução

Para quem não sabe o depósito caução é um pagamento que o inquilino deve realizar no momento da assinatura do contrato. Este valor deve ser no total de três aluguéis, não sendo permitido exceder este valor.

O primeiro passo para o pagamento do depósito caução é a abertura de uma conta conjunta entre locador e locatário. Nesta conta deverá ser realizado o depósito no total de três aluguéis.

Este valor será então devolvido ao locatário no momento do encerramento do contrato de aluguel. Este depósito, por sua vez, gerou rendimento durante o período em que ficou parado na poupança, logo, no término do contrato, ele será devolvido ao ex-inquilino com os valores corrigidos.

Seguro fiança

O seguro fiança funciona da seguinte maneira: enquanto inquilino você deverá ser responsável pelo contratação e pagamento do seguro junto à seguradora.

Enquanto isso, o proprietário está segurado enquanto beneficiário do seguro, ou seja, em caso de inadimplência, este está garantido que receberá a indenização.

Ao contratar o seguro fiança é possível também complementar essa cobertura, além do aluguel pode-se incluir o IPTU e condomínio, por exemplo.

Na Universal Imóveis temos a opção das seguradoras Porto Seguro e BNP Paribas Cardif. Nesse caso é necessário preencher uma ficha, que é aprovado em até 24 horas e o locatário precisa levar na imobiliária os seguintes itens:

  • Cópia da Identidade e CPF
  • Ficha cadastral preenchida corretamente
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência
  • Em caso de autônomo, 3 últimos extratos bancários.

Clique aqui e saiba mais detalhes sobre a modalidade. 

Cartão de crédito 

Esse modelo de aluguel sem fiador é totalmente acessível. Através do UCred o inquilino pode ir até a Universal Imóveis, informar a renda familiar e portando CPF e um cartão de crédito com limite determinado pela imobiliária, assim como a cópia da última fatura paga.

Mais do que isso será necessário apenas um comprovante de residência, e-mail e telefone de contato.

Apenas 15 minutos depois da apresentação destes dados o interessado já têm o retorno sobre a aceitação do seu cadastro. Ou seja, com uma documentação super simples você já consegue saber se está apto a fazer o aluguel através do Cartão de Crédito.

A partir da aceitação dos termos de contrato o cliente insere o código de segurança do seu cartão de crédito e, pronto. Já está totalmente em concordância com o aluguel sem fiador em Juiz de Fora.