Quem paga o IPTU do imóvel alugado: locador ou locatário?


O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um encargo que incide sobre toda propriedade imobiliária. Ainda há muitas dúvidas envolvendo o imposto, uma das principais é: afinal, quem paga o IPTU do imóvel alugado: locador ou locatário?

No texto a seguir vamos responder a essa e outras questões que envolvem o pagamento do imposto. Continue a leitura e descubra.

Quem paga o IPTU do imóvel alugado? 

Quem paga o IPTU do imóvel alugado é o  inquilino. A Lei Federal nº 8.245, de 1991, conhecida como Lei do Inquilinato, transfere essa responsabilidade para o locador do imóvel. O artigo 22 inciso VIII diz que:

“O locador é obrigado a: pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato.”

Ou seja todas as taxas referentes ao imóvel no qual o indivíduo está residindo recairá sobre sua responsabilidade.

Entretanto, é importante frisar que, juridicamente falando o responsável pelo pagamento é o proprietário do imóvel. Isso acontece porque, segundo o Código Tributário Nacional, esse é um imposto que se refere a propriedades. Logo, o responsável final é o dono do imóvel.

Por que o inquilino é quem paga o IPTU? 

Quem paga o IPTU do imóvel alugado é o inquilino pois, no valor do imposto são embutidos gastos de uso direto do imóvel. Ou seja, são gastos que são usufruídos pelo locador, como é o caso da coleta de lixo, por exemplo.

O valor cobrado no IPTU é  também uma das referências para a precificação da mensalidade. Ou seja, já é previsto um "desconto" no valor do aluguel devido a esse gasto.

Quer entender como é feito o cálculo para definir o valor do IPTU de cada imóvel? Veja no artigo "Como é calculado o IPTU?" e confira todas as informações.


O que acontece caso o imposto não seja pago? 

Mesmo que a Lei do Inquilinato diga que o pagamento das taxas do imóvel deve ser feita pelo inquilino, perante a justiça o responsável pelo imposto é o proprietário.

Logo, caso o pagamento não seja efetuado todas as cobranças legais serão direcionados para o locatário, e nada recairá sobre o locador.

Mas como proceder então? O mais correto a se fazer é firmar um contrato de locação em que esteja claro que quem paga o IPTU do imóvel alugado é o locador. Essa é uma forma do proprietário se resguardar contra qualquer problema.

Ou seja, caso o pagamento não seja efetuado e o proprietário seja acionado legalmente, este terá o contrato como meio legal para recorrer. O locatário poderá então acionar juridicamente o locador e exigir o ressarcimento dessa quantia.

Como deve ser cobrado o IPTU?

O IPTU é um imposto cobrado anualmente sobre toda propriedade imobiliário. Porém, o mais comum nos contratos de locação é que o pagamento do imposto seja cobrado mensalmente.

Ou seja, o valor do IPTU já será embutido no preço do aluguel. Essa é a melhor forma do proprietário assegurar que o pagamento do imposto será feito corretamente pelo inquilino.

Leia também: Lei de Condomínio: principais regras que você precisa saber
Dúvidas sobre aluguel: entenda quais são seus direitos e deveres
Vida de Condomínio: direitos, deveres e responsabilidades