Juros para crédito imobiliário é reduzido com recursos da poupança: saiba como funciona


Novidade no mercado imobiliário brasileiro: a Caixa anunciou esse mês uma redução na taxa de juros das linhas de crédito habitacional que são financiadas com recursos da poupança. Outra novidade foi o aumento no limite para financiamento de imóveis usados.

Continue a leitura e entenda mais sobre as mudanças envolvendo o crédito imobiliário.


As mudanças na taxa de juros


Um dos principais bancos para financiamento de crédito no país, a Caixa Econômica anunciou recentemente a redução nas taxas de juros estabelecidas para crédito imobiliário com recursos da poupança, ou seja com o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança).

As mudanças englobam os dois sistemas de financiamento de imóveis existentes: o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e o Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

No caso do SFH a taxa mínima que era de 9% passou para 8,75% ao ano. Já para os imóveis financiados pelo SFI a mudança foi de 10% para 9,5% ao ano.

Além dessa redução nos juros, a Caixa também anunciou um aumento no limite para o financiamento de imóveis usados, passando de 70% para 80%.


A diferença entre o SFH e o SFI


A grande maioria das pessoas acabam optando por realizar um financiamento quando desejam adquirir sua casa própria. Se você é uma dessas pessoas, você precisa conhecer os dois sistemas de financiamento de crédito imobiliário existentes. Vamos lá:

No SFH podem ser utilizados os fundos da conta poupança, ou podem também ser repassados pelo FGTS, para a realização do financiamento na compra ou construção da casa própria.

Neste sistema de financiamento o valor do imóvel não pode ultrapassar R$950 mil em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal, já nos outros estados o valor máximo é de R$800 mil.

O SFI englobo os financiamentos imobiliários que não se encaixam na lei do SFH. Ou seja, caso o imóvel possua um valor maior do que os limites que citamos acima. Nesse sistema de financiamento não pode ser utilizado o FGTS.


As taxas de juros para crédito imobiliário em outros bancos


O Itaú também reduziu recentemente as taxas da Carteira Hipotecária (CH) de 9% para 8,8% ao ano, unificando-as com os juros do SFH. O Banco do Brasil tem uma taxa no SFF de 8,99% ao ano e a de CH é de 9,35% para imóvel residencial e 10,55% para comercial.

No Santander as taxas de SFH são de 8,99% ao ano e a de SFI é de 9,49%. Já no Bradesco a taxa é de 8,85% e para imóveis englobados no SFI é de 9,30% ao ano.