Ter uma casa própria e não viver mais de aluguel todo mês. Já pensou que incrível? Esse é o sonho de grande parte da população, sendo um dos principais objetivos de vida de muitas pessoas. Mas é muito importante que você tome essa decisão de forma mais consciente possível. Afinal, este é um investimento alto e deve ser feito com todo cuidado possível.
Para te ajudar nesse processo separamos algumas dicas que podem te ajudar a realizar uma escolha consciente e assertiva.
O planejamento financeiro
É fundamental que haja um planejamento bem estruturado para adquirir um imóvel. Sem isso, você pode acabar dando um tiro no pé e se atolando em dívidas. Portanto, dê uma atenção especial a esse processo para que o sonho da casa própria não vire pesadelo.
No primeiro momento pesquise as melhores opções de pagamentos disponíveis no mercado. Pondere sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas e crie cenários financeiros de acordo com a sua realidade financeira.
Você pode optar por comprar o primeiro imóvel a vista, por um financiamento habitacional, consórcio bancário, enfim, são diversas as opções. O importante é encontrar aquela que melhor se encaixe com a sua realidade.
Caso opte pelo financiamento você deve avaliar o quanto está disposto a investir da renda mensal familiar. O ideal é que sejam investidos até 20% do total, segundo especialistas financeiros indicam.
Use o FGTS na compra do primeiro imóvel
Você sabia que é possível retirar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para a compra de um imóvel próprio? Isso mesmo, esse é um direito que todo trabalhador que tem carteira assinada possui.
O benefício funciona da seguinte maneira: mensalmente o empregador realiza um depósito equivalente a 8% do valor do salário do funcionário. Para retirar este valor é necessário que a pessoa não possua nenhum outro imóvel em seu nome.
Escolhendo o seu primeiro imóvel
Após avaliar a sua situação financeira, o próximo passo é escolher o seu primeiro imóvel. Para você acertar nessa escolha separamos algumas dicas importantes. Anota aí e esteja preparado!
Onde morar
Chegou o momento de escolher o local do seu imóvel próprio. Para te ajudar nessa busca, você deve começar se questionando sobre o tipo de local de sua preferência: casa ou apartamento? Novo ou usado? Quantos quartos será necessário? Este local atende ao seu projeto de vida e familiar?Ao responder essas perguntas você conseguirá mais facilmente realizar uma busca que se enquadre com as suas necessidades. E claro, sempre levando em conta sua disponibilidade financeira.
Pesquise muito
Como já dissemos, a compra do primeiro imóvel é um investimento muito alto, que deve ser feito de forma o mais consciente possível. Para isso, uma pesquisa detalhada é essencial para encontrar o lugar ideal.O mercado imobiliário oferece um grande leque de oportunidade por isso é preciso muito cautela para não se apressar nessa escolha. Certifique-se de encontrar um imóvel que se encaixe com o seu perfil e só feche negócio se tiver certeza dessa escolha.
Cuidado com a urgência para reformar
Assim que o proprietário adquire o seu primeiro imóvel próprio, é comum que tenha urgência em deixar o lugar com a sua cara e fazer uma reforma geral. Tenha cautela em relação a isso. Os custos podem ser muito altos, ainda mais após você já ter investido boa parte da sua renda na quitação do imóvel.Portanto, o seu primeiro passo nesse momento é se equilibrar financeiramente. Feito isso, você pode iniciar um fundo de reservas para que no futuro seja possível realizar a reforma que você sempre sonhou.
Seu primeiro imóvel na Universal
Se você está procurando um imóvel ideal para realizar o sonho da casa própria você não pode deixar de conferir as opções disponíveis na Universal Imóvel. Além de contar com o maior inventário imobiliário de Juiz de Fora, com mais de 1.200 opções, você também encontra os mais variados tipos de imóveis, em diferentes bairros de Juiz de Fora e pelo valor que você está procurando.Clique aqui e encontre o imóvel ideal para você!