Financiamento de imóvel: 5 dicas para conquistar a casa própria



Conquistar a casa própria é uma das principais metas de vida das pessoas. Como comprar um imóvel a vista é uma realidade distante para a maioria da população, o financiamento aparece como uma solução tangível e realista para conquistar esse objetivo. Porém para se comprometer com um investimento desse nível durante anos é necessário realizá-lo da forma mais consciente possível. 

Preparamos então uma lista com 5 dicas para conquistar a casa própria. Confira

1. Avalie sua situação financeira 


A decisão de se comprometer com um financiamento da casa própria deve ser feita após um planejamento minucioso e consciente, para que no futuro isso não vire uma dor de cabeça. O primeiro passo a ser feito é se questionar nos seguintes pontos: Quanto sobra do seu salário no final do mês? É o suficiente para arcar com os gastos? É possível reduzir alguns gastos atuais para auxiliar no financiamento? Há quanto tempo você tem uma saúde financeira estável?

São muitos pontos a serem avaliados, mas não precisa se desesperar ainda. Atualmente existem muitas facilidades para obter um financiamento. Na maioria dos bancos o comprador precisa ter no mínimo 20% do valor do imóvel para conseguir financiá-lo. Alguns como Caixa, Banco do Brasil e Pan Sua Casa exigem apenas 10% de contrapartida do comprador. O valor pode ser pago total ou parcialmente ao vendedor do imóvel como sinal, uma parcela também pode ser paga quando o banco liberar o financiamento. Tudo irá depender da negociação com o vendedor.

2. É possível obter o crédito antes de escolher o imóvel 


Existe a possibilidade de entrar com o pedido de financiamento no banco antes mesmo de encontrar o imóvel dos seus sonhos. Com isso é possível facilitar o processo de compra. Se você tiver seu pedido aprovado, o banco irá fornecer uma “carta de crédito” como forma de garantia de que você terá o dinheiro necessário para fechar o negócio, uma forma parecida com o funcionamento do cheque.

3. Encontre um imóvel que esteja dentro do seu orçamento 


Não tome essa decisão de maneira precipitada. Lembre-se: nem sempre o que queremos é aquilo que podemos arcar. Por isso é muito importante entender qual é o seu orçamento e buscar por um imóvel que esteja dentro das suas possibilidades. Pesquise bastante antes de tomar uma decisão, quem sabe você não encontra o imóvel dos seus sonhos numa promoção bacana?

Leve em consideração o custo de vida do bairro em questão, como por exemplo, se seus gastos com transportes irão aumentar, distância do trabalho, são algumas questões que vão influenciar na sua qualidade de vida e também nos gastos mensais que terá quando adquirir sua nova casa.

4. Imóvel na planta, novo ou usado? 


Essa é outra decisão importante quando você decidir comprar uma casa própria, se você irá comprar um imóvel novo ou usado. Para tomar essa decisão você terá que avaliar sua situação atual: você precisa de um imóvel o mais rápido possível? Caso sua resposta seja sim, a melhor opção é optar por um imóvel usado, onde você poderá se mudar mais rapidamente.

Se optar por um imóvel novo deverá levar em consideração os valores que serão necessários para deixar o apartamento habitável, tal como, colocar armários, finalizar banheiro, dentre outros ajustes necessários.

Comprar um imóvel na planta garante algumas facilidades de negociação e geralmente você consegue um preço melhor. Porém, você deve ter consciência que será um investimento a longo prazo, já que pode demorar anos para o local ficar pronto para habitação.

5. Pondere o número de parcelas 


Um financiamento normalmente tem décadas de duração, portanto é um compromisso que você estará assumindo por todos esses anos. Os bancos, hoje trabalham com financiamentos de até 35 anos. Optar por um financiamento de longo prazo pode ser uma boa alternativa para reduzir o valor das prestações e facilitar seu enquadramento nas exigências de comprometimento de renda com o pagamento das prestações. Porém você deve estar ciente que isso aumentará o valor total a ser pago ao banco ao longo do contrato e encarecerá o imóvel.

Também é importante levar em consideração a sua idade atual e quantos anos você terá até o final do financiamento. Isso porque, segundo a legislação em vigor, a idade limite para pagamento da última parcela do financiamento imobiliário é de 80 anos e seis meses. O que significa que o prazo encurta progressivamente para candidatos que atualmente possuem mais de 45 anos e seis meses.