Financiamento de imóveis: quando vale a pena?


O financiamento de imóveis é uma das práticas mais comuns de se conquistar a casa própria atualmente. Porém, muitas pessoas tem receio em recorrer a esta modalidade de compra pelo compromisso que ela implica.

E então fica o questionamento, quando o financiamento de imóveis é uma boa opção para realizar a compra? No texto a seguir vamos tentar ajudá-lo a solucionar essa dúvida. Continue a leitura e descubra!

O que deve ser ponderado para saber se o financiamento de imóveis vale a pena? 

Comprar um imóvel a vista é uma realidade distante para a maioria da população. Logo, o financiamento aparece como uma solução tangível e realista para a conquista desse objetivo.

Porém, para se comprometer com um investimento desse nível durante anos é necessário realizá-lo da forma mais consciente possível. Em primeiro lugar, você deve avaliar qual o valor máximo você está disposto a pagar pelo imóvel. Assim como o prazo para quitar essa dívida.

Esse será o seu ponto de partida para então começar a avaliação mais minuciosa das condições de financiamento. Esta por sua vez envolve questões como:

  • Valor de entrada
  • Juros do financiamento
  • Perspectiva de valorização do imóvel

Esses são alguns itens que você deverá colocar na balança na hora de avaliar se o financiamento de imóveis será um negócio vantajoso para você.

 Avalie sua situação financeira 

A decisão de se comprometer com um financiamento de imóveis deve ser feita após um planejamento minucioso e consciente, para que no futuro isso não vire uma dor de cabeça.

Para ajudá-lo se faça os seguintes questionamentos:

  • Quanto sobra do seu salário no final do mês? 
  • É o suficiente para arcar com os gastos? 
  • É possível reduzir alguns gastos atuais para auxiliar no financiamento? 
  • Há quanto tempo você tem uma saúde financeira estável?

São muitos pontos a serem avaliados, mas não precisa se desesperar ainda. Atualmente existem muitas facilidades para obter um financiamento.

Na maioria dos bancos o comprador precisa ter no mínimo 20% do valor do imóvel para conseguir financiá-lo. Alguns como Caixa, Banco do Brasil e Pan Sua Casa exigem apenas 10% de contrapartida do comprador.

O valor pode ser pago total ou parcialmente ao vendedor do imóvel como sinal, uma parcela também pode ser paga quando o banco liberar o financiamento. Tudo irá depender da negociação com o vendedor.

Acompanhe o cenário imobiliário 

É possível encontrar valores mais em conta na hora de comprar um imóvel dependendo do contexto econômico do país.

Portanto, uma boa dica é ficar de olho no cenário imobiliário, buscar entender como estão os valores, para então conseguir encontrar um negócio que seja realmente vantajoso.

Pondere o número de parcelas 

Um financiamento normalmente tem décadas de duração, portanto é um compromisso que você estará assumindo por todos esses anos. Os bancos, hoje trabalham com financiamentos de até 35 anos.

Optar por um financiamento de longo prazo pode ser uma boa alternativa para reduzir o valor das prestações e facilitar seu enquadramento nas exigências de comprometimento de renda com o pagamento das prestações.

Porém, você deve estar ciente que isso aumentará o valor total a ser pago ao banco ao longo do contrato e encarecerá o imóvel.

Também é importante levar em consideração a sua idade atual e quantos anos você terá até o final do financiamento. Isso porque, segundo a legislação em vigor, a idade limite para pagamento da última parcela do financiamento imobiliário é de 80 anos e seis meses.

Logo, isso significa que o prazo encurta progressivamente para candidatos que atualmente possuem mais de 45 anos e seis meses.