Comprar ou alugar imóvel: o que vale mais a pena?

O que vale mais a pena, comprar ou alugar imóvel? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre a população e também uma decisão que deve ser feita com muito cautela e planejamento. Afinal, estamos falando de um passo decisivo na vida. 

Comprar ou alugar imóvel?

Você sabe o que deve ser levado em conta quando for avaliar o que é melhor para você? No texto a seguir levantamos algumas reflexões que podem ajudá-lo a chegar na decisão mais acertada. Confira!

Avalie o seu momento de vida antes de decidir comprar ou alugar imóvel


Antes de tomar uma decisão, você deve levar em consideração uma série de itens que podem influenciar na sua escolha. Como por exemplo: 
  • Você planeja ter filhos em breve?
  • Como estão as suas perspectivas profissionais? Há alguma possibilidade de transferência?
  • E claro, como anda a sua situação financeira? 

Essas são apenas algumas das reflexões que devem ser feitas antes de decidir comprar ou alugar imóvel. Cada uma delas podem fazer com que você siga direções completamente diferentes. 

A chegada de filhos muda toda a vida do casal, e é importante ter um imóvel confortável para recebê-lo. Além disso, uma criança significa novos gastos e talvez sua prioridade financeira venha a mudar completamente. 

Quanto às suas expectativas profissionais, se há alguma possibilidade de mudança de cidade, o mais indicado é não se comprometer com um investimento tão alto e definitivo no momento.

Logo, indicamos que você espere o momento certo para isso, no momento em que você estiver estável na carreira. 

A importância do planejamento financeiro 


É fundamental que haja um planejamento bem estruturado para adquirir um imóvel. É através desse planejamento que você terá a melhor resposta para o questionamento de qual a melhor opção para você, comprar ou alugar imóvel. 

Sem isso, você pode acabar dando um tiro no pé, se precipitando nessa decisão e se atolando em dívidas. Portanto, dê uma atenção especial a esse processo para que o sonho da casa própria não vire pesadelo.

No primeiro momento pesquise as melhores opções de pagamentos disponíveis no mercado. Pondere sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas e crie cenários financeiros de acordo com a sua realidade financeira.

Você pode optar por comprar o imóvel, por um financiamento habitacional, consórcio bancário, enfim, são diversas as opções. O importante é encontrar aquela que melhor se encaixe com a sua realidade.

Caso opte pelo financiamento você deve avaliar o quanto está disposto a investir da renda mensal familiar. O ideal é que sejam investidos até 20% do total, segundo especialistas financeiros indicam.

Quando comprar um imóvel é a melhor decisão? 


Em primeiro lugar é importante deixar claro que a compra da casa própria vai muito além do que avaliar se isso será um bom investimento ou não. Essa é uma decisão que envolve sonhos de vida, envolve o lado emocional, às vezes até mais que o racional.

Mas isso não quer dizer que você deve fechar qualquer negócio. É muito importante que seja feito o devido planejamento, como citamos acima. E, com isso, você será capaz de encontrar o melhor negócio possível para você. 

A compra de um imóvel próprio significa estabilidade. Se você está em um momento onde você busca essa estabilidade e você pode se comprometer com um investimento desses, comece suas pesquisas agora mesmo para achar o lugar ideal. 

Fizemos um artigo elencamos algumas dicas importantes para quem vai comprar o primeiro imóvel. Confira.
vale mais a pena comprar ou alugar imóvel?

Quando alugar um imóvel é a melhor solução? 


Muitas pessoas acreditam que alugar um imóvel significa perder dinheiro, mas não é bem assim. Avaliando friamente, muitas vezes inclusive, o aluguel é a melhor opção em muitos casos.

Em muitos casos vale mais a pena pegar esse dinheiro do casa própria ou da entrada, pelo menos, e deixar ele investido durante um tempo. E, com o rendimento talvez seja possível pagar o aluguel e ainda juntar uma quantia para quem sabe investir em um imóvel melhor no futuro. 

Existem algumas calculadoras online que podem ajudá-lo a avaliar se o melhor negócio para o seu caso é comprar ou alugar imóvel. Confira a calculadora do Faz a Conta e do FipeZap.

Casas para alugar em Juiz de Fora: como escolher a ideal?

Dicas para comprar ou alugar imóvel em Juiz de Fora 

Se você já tomou a sua decisão de comprar ou alugar imóvel em Juiz de Fora, o próximo passo é escolher o local perfeito. Afinal, como encontrar um imóvel com o melhor custo benefício para você? 

Neste ponto há uma série de decisões que precisam ser tomadas. Por exemplo, você prefere casa ou apartamento? Qual o bairro que você quer morar? O quanto está disposto a investir? 

Ou seja, o melhor custo benefício para você vai depender de uma série de variáveis que precisam ser definidas para que você tenha uma boa qualidade de vida.

Elencamos algumas dicas para te ajudar a encontrar o lar perfeito. Confira:

Conte com uma ajuda profissional

Você pode contar com a ajuda de profissionais qualificados do mercado imobiliário para encontrar o lugar ideal. Afinal, eles já têm experiência no ramo e serão capazes de encontrar um imóvel com o melhor custo benefício.

Seja um corretor ou uma imobiliária, essa ajuda especializada vai trazer um direcionamento. Ou seja, avaliar o que você precisa e direcionar para as opções de imóveis disponíveis na cidade para atender às suas necessidades.

Deixe a procura mais objetiva

Encontre formas de filtrar sua busca para deixar a procura mais objetiva. Para isso você pode se fazer algumas perguntas, como por exemplo:

  • Quantos quartos será preciso? Avalie também se você receberá visitas com frequência no local.
  • A garagem também é um fator importante na decisão. Quantas vagas seria preciso?
  • Qual tipo de lazer você gostaria de ter no local ou proximidades. Exemplo: piscina, quadra de jogos, academia, sauna.

Faça visitas aos locais

Visite mais de uma opção de imóvel e veja de perto as especificações de cada um para acertar na escolha. Feito isso, faça uma comparação final para definir aquele que mais tenha a ver com você.

Lembre-se: essa decisão também deve levar em conta a proximidade com serviços importantes na sua rotina, como supermercados, restaurantes, comércio.

Escolha do bairro

O local onde você vai comprar ou alugar seu imóvel é uma decisão que vai influenciar diretamente na sua qualidade de vida. Portanto, avalie bem as suas opções de locais para morar em Juiz de Fora.

A cidade, no geral, conta com diversos bairros excelentes para morar. O que precisa ser avaliado é qual deles melhor atenderá às suas necessidades. 

Você procura um imóvel próximo ao trabalho/faculdade? Quer um lugar onde terá facilidade de acesso aos principais serviços e comércios? Procura por uma localização mais tranquila? 

São questionamentos que precisam ser avaliados para que você encontra o lugar perfeito para você. Mas se quer aquela ajuda, neste texto você encontra uma lista com os 5 melhores bairros eleitos por nós como os melhores para morar em Juiz de Fora. 

Venda e Aluguel de imóveis na Universal


Seja qual for a sua decisão de comprar ou alugar imóvel, aqui na Universal você tem a certeza que encontrará um local do jeito que você sempre sonhou. 

Além de contar com o maior inventário imobiliário de Juiz de Fora, com mais de 1.200 opções, você também encontra os mais variados tipos de imóveis, em diferentes bairros de Juiz de Fora e pelo valor que você está procurando.

Confira nossas opções de imóveis a venda em Juiz de Fora.
Confira nossas opções de imóveis para alugar em Juiz de Fora