Administradora de condomínios: como funciona e principais responsabilidades


Tem se tornado cada vez mais comum a contratação de uma administradora de condomínios para gerenciar as demandas dos imóveis. O principal objetivo dessa prestação de serviço é melhorar a organização da gestão do condomínio.

Mas afinal, você sabe como funciona esse serviço na prática? Quando essa opção se torna estratégica para o local? E como fica a função do síndico nesse caso? É o que vamos esclarecer no texto a seguir.

Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre uma administradora de condomínios.

Como funciona uma administradora de condomínios?

O serviço de administração de condomínios é contratado como sendo responsável pela gestão financeira, administrativa e de recursos humanos. Ou seja, uma empresa terceirizada é quem ficará responsável por todos os trâmites burocráticos do condomínio.

Essa é uma estratégia interessante para colocar “ordem na casa” nos condomínios. Em geral, essas tarefas burocráticas são de responsabilidade do síndico. Porém, o mesmo pode ficar sobrecarregado com a quantidade de demanda.

Logo, a contratação de uma administradora de condomínios é a melhor solução para organizar e melhorar a gestão interna.

O que faz uma administradora de condomínios?

As demandas da administradora vai depender das necessidades de cada condomínio. É possível fechar “pacotes” de acordo com o perfil administrativo de cada local.

Porém, geralmente, essas são as principais funções do serviço contratado:

  • Cuidar e planejar as finanças do condomínio
  • Emitir e distribuir os boletos das taxas condominiais.
  • Fazer a cobrança dos inadimplentes
  • Organizar todas as obrigações fiscais e contábeis
  • Fazer o pagamento de funcionários

Além desses serviços citados, a administradora de condomínios pode atuar com certas demandas pontuais. Como por exemplo:

  • Direcionamento das reuniões condominiais
  • Gestão e contratação de prestadores de serviços
  • Auxiliar em certas questões jurídicas
  • Arquivamento de documentos importantes
  • Ajudar com o planejamento de obras e manutenções no condomínio. 

Leia também: Lei de Condomínio: principais regras que você precisa saber
Síndico profissional: o que é e quais suas funções no condomínio?

Como fica a função do síndico nesse caso?

É importante deixar claro que, a contratação de uma administradora de condomínios não elimina a necessidade da figura do síndico. Ela, inclusive, vai atuar em conjunto com o mesmo no gerenciamento das demandas do condomínio.

O papel de síndico passa a ser de gestor. Ou seja, ele deve fiscalizar e direcionar as demandas a serem realizadas pela empresa terceirizada.

O síndico deverá, portanto, manter a administradora atualizada sobre a rotina no condomínio e todas as eventuais necessidades do local.

Clique aqui e saiba mais sobre as funções e obrigações do síndico. 

Administração de condomínios na Universal Imóveis

Administrar um condomínio requer muita paciência, além de muita prática e experiência. Sabemos de todos os problemas que os síndicos enfrentam em sua jornada durante a gestão.

Fizemos um estudo e mapeamos os maiores desafios e erros mais comuns em uma gestão condominial, e trabalhamos sempre no intuito de preveni-los, criando assim uma administração focada no bem estar coletivo.

Afinal, o que é mais importante em um condomínio? Você e seus vizinhos.

Com mais de 100 condomínios em sua carteira de clientes, a Universal Imóveis - Condomínios, investe na gestão participativa, transparência, inovação, estrutura, na valorização do seu patrimônio e na tecnologia.

Serviços da Universal

Administrativo

Total controle do departamento pessoal, dinâmico setor de pagamentos, setor financeiro totalmente informatizado, departamento Operacional, assessoria jurídica.

Especializado

Regularização do condomínio, elaboração da Convenção de Condomínio, elaboração do Regulamento Interno, registro do Livro de Atas, cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), abertura de conta corrente em banco escolhido pelo Condomínio.

Possuímos uma área online exclusiva para que os nossos clientes tirem suas dúvidas, fiquem informados e possam até mesmo pedir a 2ª via de seu boleto com a comodidade de estar em casa. Tudo para que você e seus vizinhos vivam tranquilamente.

Acesse a nossa área de Administração de condomínio, peça um orçamento, e se surpreenda.