Dicas para quem vai alugar o primeiro apartamento




A procura por um novo lar é um processo que requer muita atenção, pois essa é uma decisão que terá grande impacto na sua vida. Numa decisão por impulso, alguns detalhes importantes podem passar despercebidos e causar grandes transtornos no futuro. Para evitar dor de cabeça, separamos algumas dicas para quem vai alugar o primeiro apartamento. Confira

Faça uma vistoria

Realizar uma vistoria detalhada do imóvel é a principal orientação. Esta deve ser a mais minuciosa possível, de preferência que contenha fotos e vídeos datados, identificando todos os possíveis danos nas paredes, pisos, o estado das fechaduras, portas, janelas, azulejos, dentre outros. Lembre-se de arquivar todo esse material até a devolução do imóvel.

Infiltrações e vazamentos

Fique atento aos cômodos que ficam embaixo de banheiros e nas paredes onde estão localizadas as descargas dos vasos e verifique se há alguma infiltração, isso pode significar que existe algum cano furado.

Observe se existe umidade dentro de pequenos ambientes, como armários, por exemplo, isso pode significar que a impermeabilização do imóvel não foi feita corretamente, o que pode causar sérios problemas com mofo.

O proprietário do imóvel é responsável por arcar com todos os custos nesses casos, exceto se o dano for ocasionado pelo próprio inquilino. Importante ressaltar, que o locador deve ser comunicado imediatamente em casos de infiltração ou vazamentos e nunca deve ser feita qualquer obra ou mudanças sem a autorização do mesmo.

Peça ajuda de um profissional

Muitas vezes alguns problemas podem passar despercebidos para quem está buscando um novo apartamento. Por isso, um profissional que tenha experiência no assunto, vai ter mais malícia e saber analisar todos os aspectos do imóvel. Avaliando não somente as partes mais “superficiais” mas também toda a parte elétrica e hidráulica, verificando tomadas, voltagem para os eletrodomésticos, dentre outras.

Outras dicas:

      Pergunte ao síndico ou porteiro como é a vizinhança e segurança nas proximidades.
      Visite o local mais de uma vez, de preferência durante o dia.
      Quando for fechar o negócio, leia bem o contrato, atente-se ao tempo de permanência e ao laudo de vistoria de entrada que deve constar no mesmo.
      Por lei, o aluguel só pode sofrer um reajuste anual.
      Em casos de despesas de condomínio extraordinárias, que estejam relacionadas à benfeitorias no edifício, as despesas são de responsabilidades do proprietário. O inquilino só é obrigado a pagar as despesas relacionadas à conservação.