Como alugar ou comprar imóvel em Juiz de Fora?


Toda mudança vem acompanhada de avaliações constantes em cima das possibilidades que surgem no caminho. Optar por um novo apartamento ou uma nova casa é uma atitude de grande responsabilidade, e, por isso, tem grande peso de importância para os envolvidos.



O processo de decisão precisa muito de atenção e de uma consultoria especializada para que não ocorram erros que darão dor de cabeça no futuro. Para te ajudar a fazer a escolha certa e descobrir como alugar ou comprar um imóvel em Juiz de Fora nós reunimos informações indispensáveis para você ler antes de assinar qualquer contrato.

Descreva a sua necessidade

Se você está fazendo a escolha de se mudar, algum motivo tem. Pense sobre a principal influência para a sua escolha e faça uma pequena lista sobre os fatores que são fundamentais para determinar a sua decisão final.

Algumas características que precisam ser consideradas:

- Quantas pessoas irão se mudar para o local?- uma, duas, três? Se for só você, tem o hábito de receber visitas ou gosta de ficar mais sozinho quando está em casa? Precisa de uma sala mais ampla? Se forem mais moradores, quais são seus hábitos? Serão todos quartos individuais?

- Como será o acesso a transporte? - se você não tem um carro, como são os pontos de ônibus e quais são as linhas que passam próximo ao local? Se você tem um veículo próprio, o prédio ou a casa tem estacionamento próprio?

- É permitido animais de estimação? - você tem um cachorro e não quer se desfazer dele? Ou você não gosta de barulho de animais e prefere morar num local que não é permitido ter animais domésticos?

A consultoria precisa ser especializada

Pedir ajuda a amigos, parentes ou moradores da região que você deseja se mudar é uma ótima forma de se informar sobre a realidade do local. Apesar disso, é sempre fundamental que você busque ajuda com um especialista que esteja apto a entender as suas necessidades e levantar dados de todas as possibilidades que podem se adequar ao seu interesse.

Os corretores imobiliários são os profissionais mais capacitados para agir como facilitador do processo de escolha. Com um conhecimento aprofundado, eles já conhecem os problemas mais comuns e os pontos fortes dos locais disponíveis para locação ou compra.

Além do conhecimento sobre o melhor lugar para você morar, a consultoria dos corretores também agirá diretamente como facilitadora para as diversas burocracias que possam surgir porque já estão familiarizados com todos os trâmites do mercado imobiliário.

Façam uma lista de prós e contras

Você e seu corretor imobiliário devem escolher os 2 ou 3 locais que chamem mais a atenção e encaixem melhor com as características que procura e construir uma lista com todas as vantagens e desvantagens. Pode ser uma planilha simples. Essa atitude ajuda a esclarecer dúvidas e classificar qual é a melhor escolha para você naquele momento.

Conheça alguns bairros de Juiz de Fora e suas características

Bairro São Mateus

No quesito transporte, além de ter linhas de ônibus que passam pela Rua São Mateus, o bairro também fica próximo a Avenida Itamar Franco, onde inúmeras linhas dão acesso a vários bairros da cidade. Para quem trabalha ou estuda em algum local mais afastado e pretende morar em um bairro mais tranquilo, São Mateus é uma ótima indicação principalmente por causa dessa facilidade de locomoção e acesso.

Além disso, o bairro está próximo de dois shoppings (Independência e Alameda), vários colégios de renome na cidade e é também uma região muito conhecida e procurada por causa de sua atração culinária e proximidade às opções boêmias.

Outro ponto forte do bairro são as opções ao ar livre, tendo como principal atração a Praça Jarbas Santos (conhecida como pracinha São Mateus). Na pracinha acontecem eventos esporádicos durante o ano, além de uma feira de artesanato, organizada pela Associação de Artesãos do bairro, fixa aos sábados pela manhã.

Para quem optar por morar na região e tiver um cachorro de estimação, a boa notícia é que a praça do bairro possui o Parcão, espaço planejado para dar mais liberdade aos donos e deixar os cães brincarem soltos, promovendo a interação e a diversão dos animais.

Para complementar e enriquecer ainda mais o bairro, a região conta com muitas e ótimas possibilidades de locação e compra. É uma ótima escolha de quem busca conforto e comodidade para todas as horas do dia. Nesse sentido, a Universal Imóveis tem profissionais especialistas em auxiliar na sua escolha e adaptar suas necessidades às possibilidades disponíveis no mercado.


Bairro Manoel Honório


Um dos principais pontos de passagem da cidade, o bairro Manoel Honório fica a cerca de 2 quilômetros do centro de Juiz de Fora. A pequena distância entre um e outro permite o fácil deslocamento a pé, mas para quem não é muito adepto às caminhadas, o mais legal é que o bairro é ligado a duas vias importantes da cidade: Avenida Brasil e Rio Branco. A ligação com essas avenidas permite o deslocamento fácil tanto de transporte público quanto particular.

O Bairro Manoel Honório permite que o morador não veja a necessidade frequente de se transferir até outro ponto da cidade para conseguir algo que está a procura. Lá existem supermercados, farmácias, lojas, lanchonetes, restaurantes, e muitos outros atrativos. Além desses, o bairro também fica a poucos minutos do Shopping Jardim Norte, o mais novo inaugurado na cidade.

Além dos locais atrativos para consumo, existem aquelas opções ótimas para crianças. Com a segurança de um bairro familiar, o Manoel Honório têm várias oportunidades de praças para distração das crianças, e fica próximo a outros bairros que possuem essa mesma possibilidade integrada.

O bairro possui diversas opções de imóveis disponíveis para locação e compra. Existem, inclusive, aqueles que não exigem a necessidade de fiador, por exemplo. No local você também pode encontrar imóveis disponíveis para permuta, na Semana da Permuta da Universal Imóveis, que acontece até o dia 31 de maio.


Agora que você já sabe mais sobre esses bairros e entende melhor como alugar ou comprar imóvel em Juiz de Fora, clique abaixo e encontre o seu novo imóvel.