Apartamento térreo: vantagens e desvantagens dessa moradia


Você vai se mudar em breve e se deparou com uma série de decisões para tomar, não é mesmo? Uma deles é em relação a localização do apartamento, será que apartamento térreo é uma boa opção? Ou é melhor optar por andares superior?

Nós vamos ajudá-lo a chegar a uma conclusão sobre o apartamento térreo. Fizemos uma lista com as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade de imóvel. Confira a seguir

Vantagens de um apartamento térreo

Confira a lista que preparamos com os principais benefícios para se mudar para um apartamento no térreo:

Valor mais baixo

O valor é, com certeza, uma das maiores vantagens de se optar por um apartamento térreo. Geralmente existe uma diferença que pode chegar até a 30 % entre o imóvel no térreo e os apartamentos de andares superiores.

A regra em condomínios costuma ser a seguinte: quanto mais alto o andar, maior costuma ser o preço do apartamento. 

O valor pago por um imóvel é influenciado por diversos fatores, sendo um dos principais dele a localização. Não somente em relação ao bairro, mas como dito acima também em relação ao andar em que o apartamento está localizado.

Há também que se ponderar a posição do apartamento. Por exemplo, se o imóvel está localizado na fachada do prédio ele provavelmente terá um valor maior que aquele que fica para os fundos.

Enfim, existem uma série de fatores que será analisada para valorizar ou desvalorizar determinados imóveis. Cabe a você ponderar quais deles são importantes para você.

Facilidade de locomoção 

Morar no apartamento térreo é vantajoso pela facilidade de locomoção, ou seja, entrar e sair de casa é muito mais rápido. Descomplicado também, uma vez que você não precisa subir escadas ou ficar esperando pelo elevador.

Isso sem falar também da facilidade no processo de mudança. Só quem já passou por uma mudança sabe a dor de cabeça que é subir e descer com imóveis pelas escadas do prédio.

Além disso, morar no primeiro andar é uma excelente opção para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e pessoas com deficiência.

Dessa forma, não é necessário grandes esforços para entrar e sair de casa, trazendo mais praticidade e consequentemente mais qualidade de vida para o dia a dia.


É um bom investimento 

Como dissemos acima, apartamento térreo costuma ter uma valor menor que nos demais andares. O que pode facilitar o processo de venda/aluguel do imóvel caso o proprietário tenha interesse em retorno financeiro imediato.

Afinal, morar em um bom condomínio por um valor menor que os demais andares é um atrativo e tanto para divulgação do imóvel.

Desvantagens de um apartamento térreo

Como nem tudo são flores, existem também alguns fatores que podem fazer com que a ideia de se mudar para um apartamento térreo não seja vantajosa para você. Listamos as principais desvantagens:

Menos privacidade

Devido a altura do imóvel e proximidade da rua, a privacidade dos moradores pode acabar sendo comprometida. Em determinados casos, as pessoas na rua conseguem inclusive ver dentro do apartamento, sendo necessário maior cautela por parte dos moradores em alguns momentos.

Mais barulho

A proximidade com a rua e com as áreas de lazer do condomínio podem gerar um barulho desconfortável no apartamento térreo.

E muito dificilmente será possível abafar esses ruídos com facilidade. Logo, se você é uma pessoa que se incomoda muito com esse tipo de problema, não é uma boa opção mudar para um apartamento térreo.

Segurança

A questão de segurança é um dos principais receios das pessoas em se mudarem para um apartamento térreo. Isso acontece pois, por estar no primeiro andar, o acesso ao apartamento é mais facilitado, ficando mais suscetível à assaltos.

Entretanto, esse receio é facilmente eliminado quando você se muda para um condomínio que conta com uma boa rede de segurança. Portanto, busque por prédios que tenham câmeras de segurança, portaria 24 horas, enfim, recursos que vão lhe garantir mais tranquilidade.

1 comentários :

E colocar grades de ferro mas portas e janelas pra quem mora em baixo também leva em conta.