Título de capitalização para aluguel: o que é e como funciona?


Você já ouviu falar no título de capitalização para aluguel? Ele nada mais é que uma das modalidades de garantia de locação disponíveis no mercado. Portanto, se você está pensando em alugar um imóvel em breve, é importante conhecer todas as possibilidades de fechar o contrato.

No texto a seguir vamos explicar o funcionamento dessa modalidade, assim como apresentar os principais benefícios para aquisição de um título de capitalização para aluguel. Continue a leitura e descubra!

Qual a importância das garantias locatícias? 

Os contratos de locação devem possuir algum tipo de garantia de modo a proteger o proprietário de qualquer risco durante o contrato. É uma segurança de que ele não terá nenhum tipo de prejuízo. 

Atualmente, o mercado disponibiliza uma série de opções de garantias locatícias, onde proprietário ou imobiliária responsável pela administração do imóvel juntamente com o inquilino devem encontrar a melhor opção para todas as partes. 

Segundo a Lei Federal nº 8.245, de 1991, responsável pelas regras que envolvem a locação de imóveis no país, o locador tem direito a optar um contrato dentro de uma das modalidades de garantia locatícia reconhecidas pelo mercado. São elas:
  • Através de fiador
  • Caução
  • Seguro Fiança
  • Cessão fiduciária de cota de fundos de investimento
  • Título de capitalização para aluguel


O que é um título de capitalização?

É um título de crédito contratado juntamente com empresas de capitalização, onde o requisitante irá acumular um determinado capital por um período. Este título irá gerar um certo rendimento e também possibilitará a participação do contratante em sorteios de prêmios. 

E uma das possibilidades de utilização desse título é como garantia para locação de um imóvel. 

Como funciona o título de capitalização para aluguel? 

O requisitante, ou seja, o inquilino neste caso deve comprar um título de capitalização e utilizá-lo como garantia no contrato. A compra nesse caso é feita a vista, e o valor irá variar de acordo com o total exigido no caução pelo proprietário do imóvel. 

Valor este, que costuma variar entre 6 a 12 vezes o valor do aluguel mensal. Por exemplo, digamos que o aluguel seja de 1.000 reais, logo, será necessário que você contrate um título de capitalização que vai variar entre 6 a 12 mil reais.

E, caso você fique inadimplente, o proprietário poderá solicitar o resgate do título de capitalização contratado e utilizar o valor para quitar os débitos não pagos.

Principais vantagens da contratação do título de capitalização para aluguel

"Mas esse valor é muito alto, não tem vantagem alguma" você pode estar pensando coisas do tipo neste momento. Porém, existem considerações importantes a serem ponderadas que podem fazer com que o título de capitalização seja um bom negócio para o seu caso. 

Elencamos as principais vantagens da sua aquisição. Olha só
  • Você não fica dependendo de um fiador
  • Não é necessário a comprovação de renda para aquisição do título de capitalização para aluguel
  • Não há qualquer tipo de análise de crédito
  • Participação em sorteios: muitas empresas do ramo oferecem como benefício o direito do contratante de participar de sorteios semanais ou mensais para concorrer a prêmios em dinheiro.
  • Assistência residencial: outro benefício  é a possibilidade do cliente contar com  serviços assistenciais gratuitos para reparos de emergência no imóvel, como eletricista, encanador, etc. 
  • Resgate:  após o término do contrato de aluguel, você poderá resgatar essa reserva de capitalização feita com valores atualizados. 

O processo de resgate do título de capitalização para aluguel

Ao fim do contrato de aluguel, o valor do título pago poderá ser resgatado com o total atualizado. Mas como funciona esse rendimento você deve estar se perguntando. É feito uma média da TR (Taxa Referencial) e o juros da poupança dos últimos 12 meses. 

Outras informações úteis

Existe um valor mínimo para a contratação do título de capitalização para aluguel de 2.000 mil reais. Logo, o valor do título contratado deve ser igual ou maior que este número. 

O valor do título pode assustar um pouco, mais ainda por ser necessário que seja feito de uma só vez, porém existe outro meio de utilizar essa garantia sem tirar essa quantia do próprio bolso. Mas como assim? 

Simples, basta pedir para terceiros contratar o título. Nesse caso, essa pessoa estará fazendo tipo um investimento, onde o dinheiro dela irá render durante os meses de vigência do contrato do aluguel. E, como dissemos acima, ela poderá participar também dos sorteios que acontecem ao longo desse período.