Como fazer uma mudança organizada? Veja dicas!



Afinal, como fazer uma mudança organizada? Essa é uma pergunta que ronda todo mundo que vai mudar de endereço em breve. Mudança sempre causa grande dor de cabeça, é muita coisa para empacotar, muitas decisões para tomar, acaba que sempre dá algo errado, não é mesmo? Mas não precisa ser assim!

É possível sim otimizar o seu tempo com pequenas ações e deixar tudo organizado para evitar grandes problemas no grande dia da mudança. É o que vamos apresentar a seguir, então continue a leitura e anote as dicas que preparamos de como fazer uma mudança organizada.

Planejamento é essencial 

Para que tudo corra bem durante o dia da mudança é essencial que você tenha tudo planejado. Logo, se você quer evitar um caos no grande dia, planeje-se.

O primeiro passo nesse planejamento é definir as datas da mudança. Entre em contato com os serviços que vão auxiliá-lo, como transporte para os móveis, por exemplo e deixe tudo previamente marcado.

Com uma data em mãos você já pode começar a organizar tudo para a mudança. Lembre-se, o trabalho começa antes do dia da mudança. A chave para que tudo corra bem é deixar tudo preparado para evitar dor de cabeça durante o dia.

Momento de desapegar

A mudança é o momento ideal para desapegar de itens que você já não usa com tanta frequência. Por isso, tire um tempo antes de toda loucura da mudança para fazer essa avaliação.

Desapegue de roupas e sapatos antigos, aproveite para fazer uma doação para instituições carentes. Além de fazer uma boa ação você simplifica a mudança, uma vez que terá menos itens para empacotar.

Faça um inventário

Faça um inventário de todos os itens que você tem em casa. Isso mesmo, anote todos os móveis e objetos que você possui. Essa lista será importante tanto para você contratar um serviço de mudança, como para avaliar a necessidade de levar todos os móveis.

Talvez você chegue à conclusão de que não precisa mais de tantos móveis na nova casa ou então de que prefere dar uma repaginada no ambiente.

É importante também medir todos os seus móveis, assim como medir os cômodos em seu novo imóvel. Isso servirá para verificar se os espaços irão adequá-los corretamente e evitar transtornos como não saber onde colocar cada coisa, ou descobrir ali em cima da hora que tal móvel não cabe no ambiente.

Use e abuse das caixas

As caixas de papelão serão seus melhores amigos durante a mudança. Use-as corretamente e terá a receita ideal de como fazer uma mudança organizada.

Uma boa dica é separar as caixas por ambiente, assim na hora de desempacotar ficará mais fácil reorganizar os objetos na casa nova.

Algumas dicas rápidas sobre o uso de caixas na mudança:

  • Dê preferência para caixas pequenas, elas são mais fáceis de carregar e você corre menos risco de danificar seus objetos. 
  • Não deixe espaços vazios, de forma que os objetos possam ficar balançando na caixa. Uma boa dica é inserir jornais ou plástico bolha nos espaços vazios das caixas para evitar o atrito.
  • Certifique-se de lacrar bem as caixas
  • Identifique os conteúdos das caixas com etiquetas. Dessa forma você facilita a organizar tudo de volta na casa nova. 
  • Proteja bem os itens de vidro. De preferência use plástico bolha em torno desses objetos para evitar qualquer dano. 

Separe um tempo para resolver a parte burocrática

Separe um tempo para realizar os serviços necessários para se mudar, como ir até a rede de distribuição elétrica, solicitar serviços de internet, telefone etc. Enfim, resolva toda a parte burocrática que precisa ser resolvida para que você chegue ao novo imóvel com tudo preparado.