Animais para ter em apartamento: os mais indicados e os cuidados necessários


Morar em apartamento é uma das melhores opções para quem busca comodidade para o seu dia a dia. Mas uma questão que pode surgir para os moradores dessa modalidade de imóvel é sobre a presença de bichinhos de estimação no local. Afinal, existe tipo certo de animais para ter em apartamento?

São diversos os questionamentos que podem surgir que envolvendo esse assunto. Pensando nisso, elencamos algumas informações importantes para quem quer saber os melhores animais para ter em apartamento. Além disso, vamos apresentar algumas orientações para simplificar a adaptação dos bichinhos a esse novo ambiente.

Continue a leitura e descubra!

O que a Lei diz sobre a presença de animais em apartamento

Recentemente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decretou que convenções de condomínios residenciais não podem proibir moradores de criar animais em apartamentos ou casas.

Ainda segundo o decreto só é permitido a proibição de animais caso este representa risco à segurança, higiene, saúde e sossego dos demais moradores do condomínio.

Os cuidados para a escolha ideal

Se você está querendo receber em seu apartamento um animal para completar a família é importante pesar algumas questões para deixar essa adaptação mais simples.

Um animal demanda cuidados e atenção especial para que vivam bem, pois se o ambiente não possui condições de moradia adequados para o eles, é bem provável que os bichinhos desenvolvam problemas de saúde física e também emocional.

Logo, antes de tomar essa decisão você deve avaliar questões como: você terá tempo para passear com o animal? Ele precisará ficar sozinho durante muito tempo? Seu imóvel possui espaço suficiente?

É importante que se faça essas ponderações, pois é através das respostas a essas perguntas que você poderá avaliar o tipo e tamanho do animal mais indicado para a sua realidade.

Cada animal possui características comportamentais e necessidades específicas que devem ser levadas em consideração para o bem estar dos bichinhos.

Animais para ter em apartamento: os mais indicados

É claro que não existe uma regra que deve ser seguido a risca. O único impeditivo seria algum tipo de proibição do condomínio, conforme as restrições citadas acima.

A única recomendação é que haja um bom senso para facilitar a adaptação tanto do animal ao ambiente, quanto do morador com a chegada de uma nova companhia.

Logo, existem algumas espécies que se adaptam melhor ao estilo de ambiente de um apartamento, por isso elas são mais indicadas. São os chamados animais de pequeno porte.

Animais de grande porte, como cachorros da raça Pastor Alemão, por exemplo, será mais difícil de criar dentro de um apartamento.

Quanto maior for o animal, mais atividades físicas serão necessárias para mantê-lo sadio. Eles precisam de espaço para se exercitar, assim como mais tempo de dedicação, algo que provavelmente será complicado de se conseguir dentro de um apartamento.

Cachorros

Os cachorros são os melhores amigos do homem, e na hora de escolher um animal para ter em apartamento eles são sempre uma das primeiras opções. Inclusive, você sabia que existem mais de 106 milhões de lares com bichos de estimação? Destes, mais de 37 milhões são cães.

Como falamos acima, os cães de pequeno porte são os mais indicados para criar em apartamento. Algumas das raças mais comuns para este tipo de ambiente são: Poodle, Yorkshire, Schnauzer, Pinscher, Pug e Buldogue francês.

Gatos 

Os gatos também são campeões quando o assunto são animais para ter em apartamento. A grande vantagem é que eles são facilmente adaptáveis a qualquer ambiente. Além disso, eles são bastante independentes e não demanda tantos cuidados como os cães, por exemplo.  Ideal para quem não possui muito tempo para dar atenção ao animal.

Gatos persas são calmos, não miam muito e são extremamente carinhosos. Outra espécie indicada são os angorás, pois eles adoram ficar em casa e possuem um ótimo sistema imunológico, ou seja, não adoecem facilmente, evitando constantes visitas ao veterinário.

Outros animais

Agora, se você não quer os animais tradicionais, nem cachorro nem gato, existem ainda outras opções indicadas de bichinhos de estimação para ter em apartamento.

Animais que vivem em gaiola são muito simples de criar de manter sua higiene. Os mais comuns são os hamster, porquinhos da índia, furões e até pássaros.

Dicas para criar animais em apartamento

Quando você decide receber esse novo morador em sua casa, é importante prepará-la e deixá-la mais segura para sua chegada. Olha só algumas dicas que preparamos:

  • Adestre seu animal: ensinar comandos para o seu pet será extremamente útil para facilitar a adaptação do animal ao ambiente. Busque um profissional capacitado para auxiliá-lo nessa tarefa. 
  • Leve-os para passear de uma a duas vezes ao dia: dessa forma evita-se que ele fique estressado por ficar em lugar fechado durante muito tempo,.
  • Evite tapetes e carpetes que podem sujar facilmente. 
  • Reserve um ambiente exclusivo para o animal no apartamento, onde ele possa brincar a vontade, se alimentar e dormir. 
  • Instale redes de proteção nas janelas
  • Atenção aos perigos no ambiente, como fios desencapados, aparelhos eletrônicos, produtos de limpeza, etc.