Seguro Fiança: como funciona essa modalidade de locação de imóveis?


O processo para fechamento de um contrato de aluguel pode ser muito burocrático. Por isso, muitas pessoas acabam tendo dificuldades para conseguirem fechar um negócio. Porém, já existem alternativas para simplificar esse procedimento, como o seguro fiança, por exemplo.

Você sabe como funciona o seguro fiança? Quais são as exigências dessa modalidade de locação? E quais são os seus benefícios? É o que vamos apresentar no texto a seguir, continue a leitura e descubra.

Seguro fiança: como funciona? 

Também conhecido como seguro aluguel essa é a prática da vez, uma das mais procurada pela população. O seguro fiança funciona da seguinte maneira: enquanto inquilino você deverá ser responsável pelo contratação e pagamento do seguro junto à seguradora.

Enquanto isso, o proprietário está segurado enquanto beneficiário do seguro, ou seja, em caso de inadimplência, este está garantido que receberá a indenização.

Ao contratar o seguro fiança é possível também complementar essa cobertura, além do aluguel pode-se incluir o IPTU e condomínio, por exemplo.

Na Universal Imóveis temos a opção das seguradoras Porto Seguro e BNP Paribas Cardif. Nesse caso é necessário preencher uma ficha, que é aprovado em até 24 horas e o locatário precisa levar na imobiliária os seguintes itens:

  • Cópia da Identidade e CPF
  • Ficha cadastral preenchida corretamente
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência
  • Em caso de autônomo, 3 últimos extratos bancários.

Como funciona a avaliação da seguradora? 

Caso você tenha interesse em fechar um contrato de aluguel por meio do seguro fiança, você deve procurar uma seguradora especializada. Esta, por sua vez, irá realizar uma avaliação sobre a proposta em questão para avaliar se você possui estrutura para arcar com os custos do aluguel.

Ou seja, avaliar sua situação financeira atual. Essa avaliação é muito parecida com a que é feita por instituições de crédito.

Uma das exigências da seguradora, normalmente, para aprovação da proposta é que o inquilino tenha renda mensal equivalente a três ou quatro vezes o valor do aluguel.

Porém, as seguradoras costumam aceitar que este valor seja agregado de até três pessoas que irão residir no imóvel, ou seja a soma da renda dessas pessoas.

Seguro fiança: como funciona as regras

As exigências para a contratação de um seguro fiança estão definidas na Resolução n° 202 do Conselho Nacional de Seguros Privados. Confira quais são as principais regras para obtenção do seguro:

“O seguro de fiança locatícia é aquele que garante o pagamento de indenização, ao segurado, dos prejuízos que venha a sofrer em decorrência do inadimplemento do locatário em relação à locação do imóvel.”

“É vedada a contratação de mais de um seguro de fiança locatícia cobrindo o mesmo contrato de locação.”

“O prazo de vigência do contrato de seguro de fiança locatícia é o mesmo do
respectivo contrato de locação, na forma regulamentada pela SUSEP.”

Quanto custa o seguro fiança?

Não há um valor fixo, pois isso vai depender do tipo de cobertura escolhida pelo inquilino. Geralmente o valor gira em torno de duas vezes o valor do aluguel, sendo que este valor pode ser parcelado ao longo dos meses do contrato do aluguel.

As vantagens do seguro fiança

Para o inquilino o seguro fiança significa agilidade na aprovação da proposta de locação do imóvel. E também elimina a necessidade de ir atrás de um fiador para conseguir fechar o contrato.

Porém, é importante ressaltar que o seguro fiança não eximirá o pagamento dos débitos pelo inquilino. No entanto, em caso de atraso no pagamento do aluguel, a seguradora entra em ação para arcar com este valor. Em seguida, a mesma é quem será responsável por cobrar essa dívida do locatário.

Aluguel na Universal Imóveis

A Universal Imóveis tem no seguro fiança uma das modalidades possíveis para fechamento do contrato de locação. Além do seguro fiança, existem outras opções que podem ser escolhidas, como o aluguel com cartão de crédito por exemplo. Clique aqui e veja as opções.

Agora que você já conhece as possibilidades é o momento para escolher o imóvel ideal para você. Aqui na Universal Imóveis você encontra um amplo leque de opções para o seu novo lar, clique aqui e escolha o seu!