Meu primeiro imóvel: erros que você não pode cometer ao comprar



Chegou o momento de adquirir o seu primeiro imóvel, um sonho se tornando realidade correto? Você nem imagina a possibilidade de se arrepender dessa decisão, mas acredite, se você não avaliar muito bem, o sonho pode se tornar um pesadelo.

E se arrepender de uma decisão como essa pode significar prejuízos financeiros significativos ou até arrependimento no futuro. E ninguém quer passar por isso durante um momento tão importante e de tamanha realização como a compra do primeiro imóvel, não acha?

Para ajudá-lo a evitar arrependimentos fizemos uma lista com erros comuns que vemos acontecer no mercado imobiliário e que você não deve cometer na compra do seu primeiro imóvel. Continue a leitura e descubra!

Não se planejar financeiramente

É fundamental que haja um planejamento bem estruturado para adquirir um imóvel. Sem isso, você pode acabar dando um tiro no pé e se atolando em dívidas. Portanto, dê uma atenção especial a esse processo para que o sonho da casa própria não vire pesadelo.

No primeiro momento pesquise as melhores opções de pagamentos disponíveis no mercado. Pondere sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas e crie cenários financeiros de acordo com a sua realidade financeira.

Você pode optar por comprar o primeiro imóvel a vista, por um financiamento habitacional, consórcio bancário, enfim, são diversas as opções. O importante é encontrar aquela que melhor se encaixe com a sua realidade.

Caso opte pelo financiamento você deve avaliar o quanto está disposto a investir da renda mensal familiar. O ideal é que sejam investidos até 20% do total, segundo especialistas financeiros indicam.

Não pensar no futuro

Na maioria dos casos a compra do primeiro imóvel faz parte de um projeto de toda uma vida. Logo, ao torná-lo realidade é necessário que você faça uma avaliação de que rumo sua vai seguir a partir desse momento.

É preciso encontrar um local que atenda ao seu projeto de vida e familiar. Por exemplo, se você pretender ter filhos, é importante buscar um imóvel espaçoso que comporte bem a chegada de uma criança. Ou pelo menos um local onde você possa reformar e ampliar o espaço para atender à sua nova necessidade.

Não realizar pesquisas

Um erro muito comum e perigoso na compra do primeiro imóvel é agir por impulso e pular a etapa de pesquisa de mercado. Lembre-se sempre, esse será um investimento muito alto e qualquer erro ou arrependimento pode custar muito caro. Logo, se dedique às pesquisas.

Nossa dica para você é: faça incessantes pesquisas, pode ser online mesmo, sobre a situação atual do mercado imobiliário na sua região. Dessa forma, você já terá a malícia necessária para reconhecer um bom negócio.

Para isso o ideal é que você faça uma avaliação do preço do metro quadrado que está sendo praticado na região do seu interesse.

Desconsiderar as despesas extras

No momento da compra da casa própria é fundamental que você leve em consideração as despesas extras que serão incluídas, como por exemplo, com os impostos.

Se você for comprar um imóvel já construído deverá levar em consideração o Imposta de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além claro, do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Não deixe de excluir no orçamento da compra também gastos com as taxas condominiais.

Não prestar atenção ao contrato

Acredite, o contrato de compra do seu primeiro imóvel pode render uma grande dor de cabeça. Por isso, certifique-se de ler o documento atentamente e tirar todas as possíveis dúvidas que você venha a ter. Caso ache necessário, busque auxílio de um profissional da área para uma avaliação mais minuciosa.

Seu primeiro imóvel na Universal

Se você está procurando um imóvel ideal para realizar o sonho da casa própria você não pode deixar de conferir as opções disponíveis na Universal Imóvel.

Além de contar com o maior inventário imobiliário de Juiz de Fora, com mais de 1.200 opções, você também encontra os mais variados tipos de imóveis, em diferentes bairros de Juiz de Fora e pelo valor que você está procurando.

Clique aqui e encontre o imóvel ideal para você!