Home office: decoração funcional para seu escritório em casa


Estamos presenciando atualmente inúmeras mudanças na forma como vivemos e trabalhamos. Uma delas, que vem tomando proporções cada vez maiores é a prática de home office. Se você quer saber mais sobre essa prática, esse texto é para você!

Vamos apresentar uma série de dicas de decoração home office para você que tem interesse em investir nessa modalidade de trabalho e precisa adaptar seu imóvel para essa nova rotina. Confira a seguir!

Afinal, o que é home office? 

O home office nada mais é que uma modalidade de trabalho onde a atuação é realizada em um espaço alternativo ao escritório da empresa. Esta atuação à distância pode ser de forma integral ou periódica.

Para o trabalhador essa modalidade significa uma maior flexibilidade em sua jornada de trabalho. Ou seja, você pode adaptar sua rotina da forma que preferir e do modo onde você poderá ser mais produtivo. Isso pode ser na sua própria casa, ou qualquer outro ambiente.

Para a empresa o home office representa uma redução de custos gastos com estrutura e transporte, além da manutenção de uma equipe de funcionários presentes in loco.

E agora o home office conta com todos os benefícios trabalhistas. A Reforma Trabalhista, sancionada em 2017 regulamentou o modelo de trabalho de home office. Ou seja, agora a Consolidação das Leis do Trabalho  (CLT) inclui os direitos e deveres dos empregadores e empresas que optarem por este regime de trabalho.

Logo, é possível seguir uma carreira de home office, sem abrir mão da estabilidade e dos direitos trabalhistas assegurados com o trabalho de carteira assinada.

Dicas para decoração home office

O home office é uma opção muito interessante para quem tem dificuldade em seguir rotinas programadas e inflexíveis. Porém, é importante ter cuidado para que essa “liberdade” não seja um tiro no pé.

Nossa dica para você é: invista na criação de um ambiente de trabalho dentro da sua casa. Crie um espaço exclusivo para o momento de trabalho. Nós vamos ajudá-lo nessa parte. Separamos algumas dicas para você aplicar na decoração home office que influenciarão na sua produtividade de forma positiva. Olha só!

Ambiente personalizado

Nossa principal dica para a decoração home office é: deixe o ambiente com a sua cara. Crie um espaço onde você irá sentir vontade de trabalhar, um local confortável e agradável que beneficie a sua produtividade.

Faça questionamentos a si mesmo como: o que te ajuda a ter mais foco? O que desperta a sua criatividade? E o que pode acabar te distraindo?

Nossas dicas a seguir podem ajudá-lo a clarear esses questionamentos.


Escolhendo as cores do ambiente

Uma importante decisão na decoração home office são as cores escolhidas no ambiente. Muito mais que a parte estética, as cores têm grande poder influenciador, por isso é fundamental que se faça uma escolha estratégica.

Por exemplo, tons mais quentes, como vermelho e laranja, podem causar agitação e estresse, sensações nada indicadas para o ambiente de trabalho. Você pode optar por utilizar essas cores em pequenos objetos na decoração home office, como em porta-canetas e quadros.

Uma boa solução de cores para decoração home office são os tons terrosos, como marrom, bege e até amarelo, pois são cores que despertam estabilidade e foco. E claro, o branco é sempre uma opção segura e certeira.


A iluminação no local 

A iluminação é um dos fatores de maior influência na produtividade na hora do trabalho. Nossa dica para você é para investir em luzes brancas ao invés das amarelas. O motivo é que as luzes amarelas favorecem o descanso, portanto, elas não serão aliadas neste ambiente onde a concentração é fundamental.

E sempre que possível dê preferência para a luz natural. Por isso, posicione os móveis de forma estratégica no ambiente, de forma que você possa ter a luz natural por mais tempo possível.


Escolha dos móveis

A decoração home office deve ser prática e funcional. O ambiente não pode ter uma grande quantidade de objetos de decoração, pois isso pode acabar fazendo com que você se distraia mais facilmente.

Por isso dê preferência para móveis multiuso, nada que ocupe muito espaço e que facilite o seu manuseio no dia a dia. A escolha da cadeira também é uma decisão muito importante.

A ergonomia é um dos fatores mais importantes na rotina de trabalho e a cadeira de trabalho, onde você passará horas do dia, é um dos elementos principais. Opte pelos modelos ajustáveis, ou seja, que podem ser moldados de acordo com a sua preferência.


1 comentários :

Dicas importantes para todos que nesse momento estão trabalhando em suas casas.Para aqueles que ficarão mesmo, trabalhando das suas casas valerá muito investir numa reforma para transformar um ambiente meio decaído em um novo e charmoso local de trabalho.