Gestão de Condomínio - Assuntos pertinentes no "Café com Síndico"


Muitas pessoas para ouvir, questões individuais para solucionar, muitos problemas de gestão de condomínio para administrar. Como fazer todos os condôminos conviverem de maneira saudável e construir um ambiente civilizado? Além disso, como adicionar a tecnologia como aliada nessa gestão de condomínio?

É uma realidade que ser síndico, seja de um condomínio residencial ou comercial, não é uma tarefa fácil. Isso porque é preciso ter noção sobre como funciona o dia a dia administrativo daquele ambiente. Ou seja, a rotina, quais os problemas mais frequentes, como solucioná-los de maneira descomplicada e, mais, como exercer corretamente a função de síndico.

Organização e disciplina


Isso porque todos que moram ou convivem em um condomínio residencial ou comercial sabem que existem alguns problemas que são recorrentes e outros que são pontuais. E para lidar com todas as pendências e individualidades dos condôminos, é muito importante que o síndico seja organizado e disciplinado.

Uma vez que já sabemos que é preciso ter jogo de cintura para lidar com todos os pontos de atenção de uma gestão de condomínio, podemos perceber que essa questão de disciplina é primordial. Mais do que isso, estar atualizado sobre as tendências do mercado de administração condominial fazem um síndico comum se tornar um síndico de alto rendimento. Ou seja, faz a sua gestão se destacar.

Responsabilidade de um síndico

Existem, por exemplo, uma série de documentos importantes que um síndico precisa conhecer, como o Código Civil (Lei nº 10.406/2002) que regula os condomínios e também as leis condominiais: convenção do condomínio e o regimento interno.

Além disso, precisa estar ciente sobre suas responsabilidades básicas para gestão de condomínio, como por exemplo:
  • Representar o Condomínio e agir em defesa dos interesses em comum de moradores;
  • Exercer a Administração interna ou externa do condomínio sobre vigilância e segurança;
  • Cumprir e fazer cumprir as regras da Convenção e Regimento interno;
  • Prestar conta da sua gestão na assembléia geral ordinária;
  • Entre outras coisas.

Café com Síndico

Além desse conhecimento, existem vários outros - junto com seus direitos e deveres. Justamente por causa de toda essa responsabilidade depositada no síndico é que, em parceria com a Anet Volt e a Revista O Síndico, a Universal Imóveis realizará o “Café com Síndico”.

O evento acontecerá dia 21 de novembro, às 19 horas, no Serrano Residencial Hotel.

O evento tem objetivo de compartilhar conhecimentos com pessoas que estão diretamente ligadas à Gestão de Condomínio, sejam elas prestadoras de serviço, administradoras ou autônomas. Na ocasião serão trabalhadas três palestras com temas pertinentes sobre uma gestão moderna e de excelência.

Uma dessas palestras, ministrada pela Neusa Melo (Objetiva Contabilidade), promete atualizar e esclarecer dúvidas sobre a nova era entre empregadores, empregados e o governo. Estamos falando do eSocial, plataforma que têm o objetivo de integrar o envio de informações trabalhistas do condomínio para o INSS, Receita Federal e Ministério do Trabalho. Ou seja, a tecnologia auxiliando diretamente na administração e na gestão de condomínio.

Além dessa, outras duas palestras serão:
  • Economia de Energia em Condomínio, ministrada pelo Conrado Gouvêa (Anet Volt)
  • A importância da Medicina e Segurança do Trabalho, ministrada pelo Alexsandro Archanjo (Saudprev)

Todas essas têm a intenção de promover o aprimoramento profissional dos participantes. Além disso, despertar insights que podem contribuir para o bem estar do local, com a boa gestão de condomínio e com o bom relacionamento com moradores. Se você tem interesse no evento, clique aqui e se inscreva.