Sale leaseback: entenda como funciona e quais seus benefícios


Você já ouviu falar na operação de sale leaseback? Essa é uma estratégia financeira que tem relação com o mercado imobiliário e pode ser a solução para empresas que estão sofrendo financeiramente.

Continue a leitura e descubra como funciona o sale leaseback, conheça quais são seus benefícios e em que momento ele é uma boa opção para o seu negócio. Confira!

O que é sale leaseback?


Sale and leaseback é uma expressão em inglês que significa “venda e relocação”. A ideia da operação é basicamente essa, onde o proprietário de determinado estabelecimento comercial vende o imóvel para em seguida alugá-lo na mesma operação.

Portanto, o antigo dono do imóvel já não tem mais a posse, porém ele continua morando/utilizando do local.

Nestes casos ao realizar essa operação ambas as parte acordam uma opção futura de aquisição do imóvel novamente por um valor pré-determinado neste contrato.

Qual o objetivo do sale leaseback? 


Você deve estar se perguntando, qual é o objetivo do sale leaseback então? Simples. Os investidores tomam essa atitude em momentos onde se há a necessidade de um dinheiro em caixa rápido.

Vamos te dar um exemplo: imagine uma empresa que está passando por sérios problemas financeiros e precisa de capital para reverter essa situação. Porém as opções no mercado podem ser muito arriscadas, uma vez que os valores das taxas de juros podem ser muito altos.

E a solução para essa situação pode estar mais perto do que se imagina. Afinal, ela possui um capital relevante que está “parado”, que é o seu imóvel. Ao optar por realizar o sale leaseback, portanto, ela passará a ter um valor alto em caixa, aumentando seu capital de giro, permitindo que invista em ações mais estratégicas. E o melhor disso tudo, nem precisará sair do imóvel!


Os benefícios da operação


O principal benefício do sale leaseback, como já dissemos anteriormente, é a possibilidade de utilização do lucro da venda do imóvel em outras aplicações financeiras.

Outro benefício que o proprietário adquire ao realizar essa estratégia é o de dedução fiscais. Uma vez que, quando a locação do imóvel comercial é uma despesa operacional ocorre a redução da base de cálculo do imposto de renda.

É uma ótima alternativa para empresas que objetivam aumentar seu capital, porém não querem se arriscar com operações financeiras, nem desejam realizar empréstimos, onde os juros muitas vezes são muito altos.

Como aplicar o capital adquirido?


Sale leaseback é uma operação muito interessante para empresas que estão buscando alternativas para sua situação financeira. Porém, é importante que a empresa avalie muito bem o que será feito com o capital adquirido com a transação.

Esta deve ser uma decisão muito assertiva e planejada, uma vez que esta é uma operação um tanto quanto arriscada. Por isso, deve-se pensar bem no que investir e como realizá-lo da melhor forma para que isso traga um retorno que compense esse risco.

Para ajudá-lo separamos algumas estratégias que podem ser adotados para utilização desse recurso. Olha só:


  • Investimentos no estoque da empresa.
  • Usar para quitar possíveis dívidas.
  • Investir no ampliação da capacidade produtiva.
  • Investir na otimização da gestão.