Mezanino metálico: saiba como utilizá-lo para aumentar a área útil da sua casa


Para aqueles que estão a procura de soluções para aumentar a área útil da sua casa, temos uma super dica: invista na instalação de um mezanino metálico.

Você já ouviu falar nessa alternativa de construção? Sabe como utilizá-la de forma estratégica no seu imóvel?

Então, você precisa continuar a leitura e aprender um pouco mais sobre as formas de utilização do mezanino metálico na decoração do seu imóvel e conferir também todos os seus benefícios. Continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é mezanino metálico?

O Mezanino é uma estratégia utilizada na construção civil para otimizar o espaço de um ambiente. Para que isto seja possível, é construído um andar intermediário entre os primeiros andares do imóvel.

Na maioria dos casos ele é projetado no primeiro andar, mas nada impede que seja adaptado um mezanino metálico nos pisos superiores.


Há alguma restrição para sua instalação? 

Qualquer residência pode construir um mezanino no ambiente? Existe algum tipo de restrição? Essas são algumas das dúvidas mais comuns quando o assunto é o mezanino metálico.

A única restrição quanto a sua utilização é em relação à eficiência na sua usabilidade. Como assim? É que para a instalação do mezanino é preciso que o imóvel possua uma altura adequada.

Ou seja, possuir um pé direito duplo. Pé direito é a denominação conhecida na arquitetura para a medida entre o piso e o teto, sendo o seu padrão cerca de 2,70 metros. Porém, há ainda a possibilidade do imóvel ter até o dobro desse tamanho, e nesses casos isso é denominado como pé direito duplo.

Caso o ambiente tenha um teto muito baixo, dificilmente será possível aproveitar o espaço da melhor maneira. Por isso, quando for fazer sua instalação, opte pelo ambiente do imóvel que possua a maior altura.

Vantagens da utilização do mezanino metálico nas residências

Reutilização do material

Uma das maiores preocupações das pessoas quando pensam em reformar seu imóvel é a probabilidade de se arrependerem depois e precisar fazer outra grande obra. Mas com o mezanino metálico não será assim.

Além de ter uma fácil instalação, sem grandes transtornos, toda sua estrutura metálica é totalmente sustentável e reutilizável. Ou seja, caso você se arrependa ou queira modificar a estrutura de alguma forma, as peças do material não serão perdidas e podem ser utilizadas novamente em outro projeto.


Custo benefício e resistência

O Mezanino metálico tem um custo bem menor quando comparado com outras possibilidades de construção, como o concreto, por exemplo. Além disso, por ser uma estrutura metálica, possui maior resistência que a maioria dos materiais de construção.

Versátil e funcional

O Mezanino metálico é uma ótima estratégia para dar uma sensação de amplitude no ambiente. Além disso, por ser uma estrutura extremamente versátil, é possível adaptá-la para qualquer tipo de decoração do seu imóvel.

Você pode inclusive misturar materiais, como o vidro, por exemplo, com o metal na concepção da estrutura e o resultado é incrível.



O mezanino pode ser utilizado para inúmeras finalidades distintas na sua residência. As mais comuns são para a construção de um ambiente home office, uma área de biblioteca ou até um espaço para ser usado como um depósito.

Importante contar com uma mão de obra especializada

É importante que a instalação seja feita por uma equipe qualificada e experiente no segmento. Isto porque para garantir a segurança na instalação é importante que seja feito procedimentos como o cálculo estrutural da construção e uma projeção adequada da estrutura, assim como acompanhamento da execução.