Dicas para comprar terreno: o que analisar para uma compra segura?


Percebemos atualmente um movimento em que grande parte da população tem dado preferência pela compra de um loteamento para alcançar o sonho da casa própria. Mas afinal, quais são os benefícios de comprar terreno atualmente?

Continue a leitura e descubra por que comprar terreno pode ser uma boa opção para você. Além disso, vamos apresentar diversas dicas para fazer uma compra segura e consciente. Confira!

Benefícios de comprar terreno

Realizar o sonho da casa própria é um dos principais objetivos de grande parte da população. Porém, por ser um investimento muito alto, muitas vezes ele acaba sendo adiado por anos e anos. Mas você já parou para pensar na alternativa de comprar um terreno?

Essa é uma solução que tem sido cada vez mais buscada pelos brasileiros. E o principal motivo é, claro, a economia na negociação, uma vez que os custos de comprar terreno são menores do que se você fosse investir em um imóvel já pronto.

Além disso, existem outros fatores que influenciam nessa crescente busca pela compra de terrenos. Como, por exemplo, a possibilidade de personalização do imóvel. 

Ao adquirir o terreno você pode construí-lo de acordo com as suas necessidades de uso. É possível definir o número de quartos, tamanho dos cômodos, disposição das áreas, enfim tudo será feito da sua forma.

Dicas para comprar terreno

Se você está interessado em comprar terreno é fundamental que se atente a algumas especificidades dessa compra, objetivando uma compra segura e consciente. Separamos algumas dicas para ajudá-lo nesse processo. Olha só!

Verifique o histórico da empresa

Essa pesquisa sobre a empresa é importante para que você entenda como ela se porta nesse tipo de negociação. Dessa forma você para já vai estar preparado para todas as situações.

Procure conhecer demais empreendimentos que já foram lançados pela empresa. Avalie questões como, prazo de entrega do terreno, confiabilidade no processo de financiamento, enfim questões importantes para o fechamento de um contrato seguro.

Compra de terreno particular

Essa pesquisa também deve ser feita caso o interesse seja na compra de um terreno particular.

Nesse caso você pode ir até a Prefeitura da sua cidade para conferir informações importantes do terreno, como número de matrícula, verificar se o local é uma área de preservação ambiental, se está em área de manancial, etc.

Visite o local

Essa é uma dica básica para quem quer comprar terreno, mas fundamental que seja feita estrategicamente. Vá até o local e procure entender toda sua infraestrutura, verifique também as redondezas. Como é a iluminação no local? E a segurança?

Analise também questões como localização do imóvel, comércio nas redondezas, transporte público, enfim, itens que vão influenciar na sua qualidade de vida quando você, eventualmente, se mudar para a área.

Verifique a documentação

Antes de fechar o contrato para comprar o terreno é importante que seja feita uma análise minuciosa da documentação do lote. De preferência, conte com um suporte profissional, alguém com experiência que será capaz de identificar possíveis irregularidades na documentação.

São documentos fundamentais na negociação: a certidão de propriedade do imóvel, que deve estar atualizada com o histórico completo do terreno. Também deve ser apresentado o Carnê de IPTU, documento onde consta as metragens do terreno e valor venal do mesmo.

É obrigatório que o terreno conte com estruturas de saneamento básico, abastecimento de água potável, energia elétrica, enfim, uma infraestrutura básica para habitação.

Importante: vá até o Cartório de Registro de Imóveis e verifique se o terreno encontra-se em regularidade segundo as exigências legais.

Informações básicas de um contrato de compra de terreno


  • Nome e localização do loteamento
  • Número e data do registro
  • Descrição do terreno
  • Confrontações
  • Características do terreno
  • Preço
  • Prazos de pagamento e entrega do terreno
  • Valor do sinal inicial
  • Formas de pagamentos
  • Taxas de juros de financiamento
  • O contrato deve ser assinado por ambas as partes, e também por duas testemunhas. Feito isso, deve-se encaminhar o documento para ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis.

Procedimento após quitação do terreno

Você finalmente quitou todas as parcelas de compra do terreno, então qual deve ser seu próximo passo?

Vamos lá, o primeiro passo é a elaboração da escritura definitiva do terreno. Como providenciá-la? Vá até um cartório de Tabelionato de Notas com seus documentos pessoais, com as provações de quitação e o contrato em mãos.

O próximo passo é levar essa escritura até o Cartório de Registro de Imóveis para atualizar o registro do terreno. E finalmente, abra uma solicitação na prefeitura da sua cidade para alteração do IPTU do local para o seu nome.