Espelhos na decoração: descubra como valorizar o seu imóvel


Se usado de forma estratégica na decoração os espelhos podem contribuir para valorizar o espaço do seu imóvel. Eles vão contribuir para ampliar o ambiente, assim como na valorização da iluminação do local.

Mas você sabe como aplicar da forma correta o espelho na decoração do seu imóvel? Nós vamos ajudá-lo. Preparamos algumas dicas básicas que vão contribuir para valorizar o seu ambiente. Confira!

Espelhos na decoração: tendência na decoração

Os espelhos sempre foram itens indispensáveis em qualquer imóvel. Porém, cada vez mais eles têm se tornado artigos de decoração que vão além da simples função de oferecer um reflexo.

É uma peça fundamental na composição de um design de interiores moderno atualmente. E o melhor, os espelhos são super versáteis, é possível adaptá-los para todos os tipos de decoração, onde eles podem apresentar diferentes tamanhos e formatos.

Então, vamos logo às dicas que preparamos para você valorizar o seu ambiente com o uso de espelho na decoração.

Uso do espelho para ampliar o ambiente

Essa é uma das principais estratégias na arquitetura para se beneficiar com o uso de espelhos na decoração. Isso porque o reflexo dos espelhos vão dar a sensação de amplitude no ambiente.

Se você tem algum cômodo pequeno que deseja valorizá-lo, essa é a principal estratégia. A dica é optar pela aplicação de espelhos grandes, de preferência instalados em toda parede.

Espelhos maiores são mais indicados para a aplicação em ambientes sociais, como na sala de jantar e quartos, por exemplo. Uma boa dica para uso de espelhos no quarto é optar pela instalação na própria porta do armário.

Cuidados com o uso de espelhos na decoração

É importante ter alguns cuidados na aplicação de espelhos na decoração do seu imóvel. Por exemplo, é preciso ter muita atenção quanto ao local onde será instalado o espelho, evite aplicá-los em ambientes que você não quer destacar, como de frente ao banheiro, por exemplo.

Outra dica importante para você se atentar com o uso de espelhos no seu imóvel é com a instalação em ambientes que demandam concentração, como escritórios, por exemplo. Evite aplicá-los, pois o reflexo pode contribuir para a distração.
E claro, cuidado com os exageros. Espelhos em excesso podem se tornar desconfortáveis na convivência diária. Indica-se a aplicação de apenas um espelho por ambiente.

Iluminação do ambiente

Os espelhos, se aplicados da forma correta vão contribuir para valorizar a iluminação no local, seja ela natural ou artificial.

Uma boa dica para quem deseja valorizar a iluminação natural que o imóvel recebe durante o dia é aplicar um espelho que fique de frente à janela. Dessa forma, a luz natural será irradiada, valorizando o ambiente como um todo.

Porém, tenha cuidado com o excesso de iluminação. Dependendo do local onde o espelho for aplicado, o reflexo com a luz podem gerar um incômodo aos olhos.


Dicas de aplicação de espelhos na decoração


  • Espelhos redondos: uma das principais tendência na decoração de interiores, os espelhos arredondados contribuem para a criação de um ambiente moderno e descolado.
  • Uma tática muito utilizada na decoração de ambientes é o uso de espelhos recortados, eles ajudam a quebrar um pouco a seriedade que um espelho completo pode passar. 
  • Espelhos de tamanhos diferentes: usar espelhos com o mesmo formato em tamanhos diversos ajudam a compor um ambiente minimalista e sofisticado ao mesmo tempo. 
  • A dimensão do espelho que você deseja irá influenciar na sua espessura. Locais que demanda peças muito grandes, deve-se utilizar espelhos de cerca de 5mm. 

Separamos algumas referências do uso de espelhos na decoração de imóveis para você se inspirar na elaboração do seu ambiente. Olha só!