Como chegar nas principais faculdades de Juiz de Fora saindo do Centro


A cidade de Juiz de Fora conta com diversas opções de instituições de ensino para a formação profissional. São dezenas de faculdades espalhadas pela cidade que oferecem uma grande variedade de cursos superiores.

Com a chegada de um novo empreendimento na cidade, o Independência 915, resolvemos dar uma ajudinha para você que vai se mudar para o Centro de Juiz de Fora em breve e precisa se localizar para chegar até as principais faculdades da cidade.

Continue a leitura e descubra qual será sua rota!

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

A UFJF é a o centro com o maior número de estudantes na cidade, atualmente conta com mais de 15 mil alunos na graduação presencial. A Universidade está localizada no bairro São Pedro e conta com linhas de ônibus exclusivas.

No total, são 19 linhas que levam ao campus ou ao entorno da UFJF. Dentre elas, quatro linhas têm o nome Universidade e fazem o trajeto Centro-UFJF-Centro.

525 e 545: sobem para o campus pela Avenida Itamar Franco; 525 desce para o centro pelo Morro da Glória (saída pelo São Pedro) e 545 pela Itamar Franco
535: sobe para o campus pelo Morro da Glória (saída pelo São Pedro) e desce para o centro  pela Av. Itamar Franco
555: sobe para o campus e desce para o centro pelo Morro da Glória (saída pelo São Pedro), mas com percurso maior, pois serve a mais bairros.

As demais linhas ligam o Centro aos bairros da Cidade Alta. Algumas passam por dentro do campus, na ida ou na volta, e outras têm paradas próximas às entradas da Universidade:

532, 533, 540, 541 e 599 (São Pedro)
534 e 539 (Santos Dumont)
542 (Lagoa)
544 (Recanto dos Brugger)
547 (N.S.Fátima)
548 (Adolpho Vireque)
549 (Nova Germânia)   

ESTÁCIO

A Estácio é uma faculdade privada, localizada na Avenida Presidente João Goulart (600), no Cruzeiro do Sul, próxima ao supermercado Carrefour. Se você optar por utilizar o transporte público para ir até a faculdade, você deve se dirigir a um ponto mais próximo na Avenida Rio Branco.

A Estácio fica no ponto final da linhas listadas abaixo.

Linhas de ônibus

  • Linha 211 (Rio Branco) 
  • Linha 239 (Marumbi/Av. Rio Branco) 
  • Linha 249 (Marumbi/Av. Rio Branco) 

O trajeto de carro até a faculdade desconsiderando o trânsito terá duração médio de 8 minutos. Confira a melhor rota:


CES

O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora é uma das faculdades mais tradicionais da cidade e conta com três unidades espalhadas pela cidade. Uma delas está sediada no Colégio Academia (Rua Halfeld, 1179 - Centro), já o campus Arnaldo Janssen fica no Estrela Sul, na Rua Luz Interior, 345. O terceiro campus é o Verbum Divinum, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 3.520.

Para chegar no campus Academia partindo da Avenida Itamar Franco, o estudante pode optar por seguir a pé até o local, em um trajeto de cerca de 15 minutos. Outra opção é utilizar o transporte público, a linha que deixa mais próxima ao local é a 501 (Padre Café), com saída na Avenida Rio Branco.

As linhas disponíveis que passam próximas ao campus Arnaldo Janssen são:

514 - Cascatinha / Borboleta
524 - São Mateus
526 - Cascatinha / Vale do Ipê
528 - Cascatinha / Borboleta
115 - Mundo Novo / Quintas da Avenida

DOCTUM

A rede de ensino Doctum conta com três unidades em Juiz de Fora. O curso de Direito é sediado na Avenida Rio Branco, número 2655. Já os cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo funciona no campus Dom Orione, no Dom Bosco. A outra unidade da faculdade está localizada na Rua Onofre de Oliveira, no bairro Santa Rita.

Se você está se mudando para o Centro da cidade e vai fazer o curso de direito a distância até a Doctum é pequena, cerca de apenas 3 minutos, e a melhor opção é inclusive ir a pé até o local.



Agora se você fizer alguns dos cursos de Engenharia ou Arquitetura, você deverá optar pelo transporte público ou carro particular. Os ônibus que deixam os estudantes próximo ao campus Dom Orione são:

Linhas de ônibus

510 - Dom Bosco
511 - Dom Bosco / Borboleta
512 - Dom Bosco / Borboleta
515 - Dom Orione

SUPREMA

A Suprema é a faculdade de Juiz de Fora com cursos exclusivos da área da saúde. Ela está localizada no bairro Salvaterra.

Como chegar de carro

Vindo do Centro de Juiz de Fora:

Av. Independência – Av. Dr. Paulo Japiassú Coelho – R. Deusdedith Salgado
No trevo do Salvaterra (antes do posto de combustíveis), vire à direita.

Como chegar de ônibus

As linhas que levam até a Suprema têm ponto tanto na Avenida Itamar Franco, próximo ao local onde será construído o Independência 915, quanto na Avenida Rio Branco. Segue a lista:

508 (Avenida Deusdedith Salgado)
529 (Torreões / Via Mascate / Monte Verde)
519 (Torreões)
546 (Mirante)
518 (Salvaterra)
523 (Monte Verde)
543 (Santa Córdula)

Vianna Júnior

O Instituto Vianna Júnior oferece cursos de educação infantil, fundamental e médio, e também cursos superiores de bacharelado e cursos técnicos. A sede está localizada na Avenida dos Andradas, número 415, Centro.

O local é uma das vias mais movimentadas da cidade, por isso, existem uma série de ônibus que passam próximos à faculdade. Clique aqui e veja as opções.

Se você optar por fazer o trajeto a pé, saindo da Avenida Independência, fará um trajeto de cerca de vinte minutos.


Dica!

Todo os horários e trajetos do transporte público podem ser conferidos neste link.

A Prefeitura também oferece o aplicativo Citta Mobi, no qual também é possível acompanhar os horários utilizando GPS. Há ainda outro aplicativo, o Busão JF, desenvolvido por estudantes da UFJF, que disponibiliza os horários de todas as linhas de ônibus de Juiz de Fora.