Quarto montessoriano: quais os benefícios para o desenvolvimento das crianças?



Você já ouviu falar no quarto montessoriano? Se você tem criança pequena em casa ou está planejando ter uma em breve, você precisa conhecer esse método que é um sucesso entre os pais.

O método montessoriano foi criado com o objetivo de estimular o aprendizado da criança. Para isso é necessário uma adaptação no ambiente dos pequenos, criando espaços que vão estimular o desenvolvimento da autonomia neles.

Quer entender mais como funciona a metodologia? Então continue a leitura que vamos explicar o seu funcionamento e ainda apresentar dicas de como montar um quarto montessoriano.

Como surgiu o método montessoriano? 


Esse método educacional foi criado em 1907 por Maria Montessori. Ela era educadora infantil e também uma das primeiras mulheres a se formar em Medicina no início do século XX, e ela inventou o método que seria nomeado em sua homenagem em uma de suas pesquisas envolvendo a educação e a psiquiatria.

Tudo começou quando Maria trabalhou em uma escolha de periferia em Roma, onde ela pôde desenvolver este método de autoeducação. Os resultados foram tão satisfatórias para o desenvolvimento das crianças que ele se expandiu para fora das escolas e chegou a todos os ambientes do cotidiano infantil, inclusive dentro de casa.

O que seria um quarto montessoriano? 


Basicamente o método montessoriano consiste na criação de um ambiente projetado especialmente para as crianças. Ou seja, deixar tudo ao alcance da criança, na altura dos olhos.

Um quarto montessoriano é formado por móveis com dimensões que irão respeitar a ergonomia delas. Portanto, você deve criar um mundo em miniatura, pensando especialmente em suas necessidades.

O desenvolvimento de todo ser humano acontece de acordo com as nossas interações com o mundo ao nosso redor, e com as crianças isso se torna ainda mais relevante.

Segundo a criadora do método, Maria Montessori, os primeiros anos da criança é justamente quando elas começam a formar as próprias ideais de acordo com o mundo em que vivem.

Portanto, é fundamental que os pais tenham a preocupação em criar um ambiente que vá estimular o aprendizado da criança desde cedo. Propiciar um local onde ela poderá ter autonomia e independência, e obter um desenvolvimento autoguiado, ou seja, ela seguirá no seu próprio ritmo e segundo seus próprios interesses.

Como montar um quarto montessoriano?


Em primeiro lugar você deve entender que tudo no ambiente é um estimulante sensorial. Desde a decoração até a disposição dos móveis do quarto infantil. E aqui, a parte estética é muito importante para criar os estímulos corretos.

É preciso que haja harmonia entre a decoração e a disposição dos móveis. Não é indicado deixar o quarto com muitos móveis, afinal você deve criar um ambiente onde a criança possa explorar o espaço sem riscos.

De todas as características de um quarto montessoriano a mais importante é a presença de uma cama baixa ou até mesmo da colocação diretamente do colchão no chão.

Os móveis também devem ser da altura da criança. Para que elas possam ter autonomia para se movimentar e escolher ela mesma seus brinquedos.

Acredita-se que dessa forma estaremos educando as crianças para se tornarem pessoas mais seguras de si, mais organizadas e independentes.

Algumas dicas: 


  • Instale as tomadas em lugares estratégicos e seguras, como atrás de móveis, por exemplo. 
  • Indica-se a substituição de vidros e espelhos por acrílico.
  • O piso precisa ser seguro para quedas, uma solução pode ser a instalação de tapetes emborrachados.


Os períodos sensíveis


É importante montar o quarto de acordo com a idade da criança. Afinal, os estímulos irão variar dependendo da faixa etária. Para deixar essa elaboração mais assertiva, a criadora do método, Maria Montessori, elencou os diferentes “períodos sensíveis”. Olha só como funciona:


  • O período do movimento: do nascimento até um ano de idade;
  • O período da linguagem: do nascimento aos 6 anos;
  • O período dos pequenos objetos: de 1 a 4 anos;
  • O período da cortesia, boas maneiras, dos sentidos, da música e da vida social: de 2 a 6 anos;
  • O período da ordem: dos 2 aos 4 anos;
  • O período da escrita: dos 3 aos 4 anos;
  • O período da higiene/desfralde: dos 18 meses aos 3 anos;
  • O período da leitura: dos 3 aos 5 anos;
  • O período das relações espaciais e da matemática: dos 4 aos 6 anos;


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