Ações no condomínio para o final do ano: esteja preparado para as festividades


Chegou o final do ano. É a hora de preparar o condomínio para esse importante época do ano. E aqui estamos nos referindo não apenas a decoração para o natal e ano novo, mas também a todos os procedimentos de segurança e trabalhista importantes desse período.

Quer ter um final de ano longe de dores de cabeça? Então confira nossas recomendações de ações no condomínio para o final do ano e fique preparado!

Planejamento é essencial 

É importante que o condomínio já tenha um planejamento para todas as ações de final de ano e para todas as questões de gestão importantes para o restante do ano. Portanto, se o seu condomínio não se planeja é melhor começar agora mesmo.

Aproveite o final/início do ano para convocar uma assembléia e planejar a previsão orçamentária do próximo ano. Além disso, discuta também quais serão os planos administrativos para 2019.


Obrigações trabalhistas

O condomínio também deve estar preparado para cumprir com suas obrigações trabalhistas de final do ano. Nessa época do ano a mais importante delas é o pagamento do 13° salário.

Todos os funcionários próprios do condomínio devem obrigatoriamente receber esse benefício, de acordo com as determinações da CLT.

Já os trabalhadores terceirizados do condomínio não receberão o 13° salário. Esta obrigação fica a cargo da empresa responsável por essa terceirização. O que é comum de acontecer é os moradores, o condomínio como um todo oferecer uma cesta básica para esses funcionários, para que essa data não passe em branco.

O que pode acontecer também é a administradora de condomínios e até mesmo a empresa responsável pela contabilidade cobrar um 13° salário, solicitando a duplicação da mensalidade. É importante, porém, que essas questões sejam acordadas no momento da contratação do serviço, ou seja, já previstas no orçamento anual do condomínio, para evitar surpresas indesejáveis.

Os síndicos podem também receber o 13° salário desde que ele esteja previsto na Convenção do condomínio, onde fica discriminado a sua forma de pagamento.


Utilização das áreas comuns no final de ano

A utilização das áreas comuns do condomínio geralmente causam uma grande dor de cabeça nos síndicos, principalmente durante as festas de final de ano. Isso acontece pois a maioria dos moradores estão de férias, logo aumenta o número de pessoas que desejam utilizar o ambiente.
Separamos algumas dicas de medidas sobre o assunto que podem ser tomadas para minimizar os problemas durante essa época do ano.


  • Esteja atualizado das regras e medidas presentes na Convenção do Condomínio e principalmente no Regimento Interno do mesmo.
  • Estabeleça um limite de pessoas que podem estar presentes nas áreas comuns. 
  • Solicite para os moradores uma lista de convidados na portaria do condomínio para controle de entrada e saída em eventos nas áreas comuns 
  • Reforce as recomendações de convívio que estão presentes no Regimento Interno. Você pode deixá-las mais visual, fixando-as nas áreas comuns para que todos, moradores e visitantes tenham conhecimento das regras no local. 
  • Organize previamente uma escala de plantão com a empresa responsável pela segurança e limpeza do condomínio 


Ações no condomínio para o final do ano: a decoração

O Natal é a época do ano que as pessoas gostam de enfeitar suas casas, trazer o clima natalino para sua rotina. E essa também passa a ser uma preocupação dos condomínios, para agradar os moradores no local.

Se você ainda não planejou suas ações no condomínio para o final do ano a hora é agora. Nossa dica é que a organização da decoração seja feita em conjunto com todos os moradores.

O síndico pode convocar uma assembléia para definir o orçamento que será gasto com a decoração, assim como definir o que será feito. Dessa forma todos chegarão a uma decisão de comum acordo a todos.

Pode-se optar por decorações que possam ser adaptadas depois para demais festividades e que possam ser utilizadas pelos moradores em seus eventos. Utilizar materiais reciclados também é uma boa solução.

Se o condomínio estiver em contenção de gastos o síndico pode sugerir que a decoração seja feita em conjunto com todos os moradores. Convoque os condôminos para doarem algo de suas residências, um pouco de cada pode contribuir para a elaboração da decoração natalina.