Queda Real do Aluguel no Brasil


Notícia boa para quem vive de aluguel ou pretende alugar um imóvel em breve: o preço médio do aluguel apresentou queda real no último ano. Importante ressaltar que se fala de queda real no setor imobiliário significa que o valor de um determinado bem subiu menos que a inflação.

Ficou confuso? Continue a leitura que vamos explicar o que significa essa queda.

Situação do mercado imobiliário para aluguel


Segundo o último Índice FipeZap, uma parceria entre a Fipe e o portal Zap que acompanha o preço médio de imóveis anunciados para venda e locação, o valor de locação de imóveis em 15 cidades brasileiras ficou abaixo da inflação nos últimos 12 meses.

Mesmo não ultrapassando a inflação o preço do aluguel teve um aumento de 1,02% nesse mesmo período.

A queda real da qual nos referimos anteriormente é relacionada a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), que foi de 4,48% nesse último ano. Levando em consideração esse índice é que o preço médio do aluguel teve uma queda real de 3,31% no período dos últimos 12 meses.

Isso não significa necessariamente que os valores irão diminuir, porém ainda obteve um resultado melhor do que o esperado para o setor. Simplificando, o aumento nos valores foi menor do que os especialistas esperavam, o que é uma boa notícia para quem vive de aluguel.

A expectativa do mercado é que o valor do aluguel continue subindo abaixo do valor da inflação até o final do ano. Mas você deve estar se perguntando: o que isso significa de fato para quem deseja alugar um imóvel em breve? Esse cenário possibilita para os locatários um maior poder de barganha, onde as negociações de contrato se tornam mais favoráveis ao mesmo, assim como para aqueles que vão reajustar o preço do aluguel em breve.

Cenário para investimento em imóveis


Pesquisas realizadas pela FipeZap também apontaram que o retorno médio para pessoas que investem no setor imobiliário com objetivo de alugar seus imóveis tiveram um retorno médio de 4,40% até a metade deste ano.

Essa taxa está relacionada ao valor que o proprietário do imóvel teria com um ano de locação do seu imóvel, isso sem levar em consideração a valorização ou desvalorização decorrente de um aumento ou queda no valor do local nesse mesmo período.

Fonte: Exame 


Aluguel na Universal Imóveis


A Universal Imóveis possui mais de 400 opções em seu cadastro para locação, sendo o maior inventário imobiliário de Juiz de Fora. Contamos com imóveis residenciais e comerciais. Acesse esse link e conheça as oportunidades disponíveis!