5 dicas para ter animais em casa

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais investe em ter animais em casa, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido, segundo dados de 2017 da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Ainda segundo a pesquisa realizada pela associação, no Brasil temos mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação. Lembrando que a população do Brasil está próxima de 209 milhões de pessoas (dados IBGE), ou seja: temos um percentual de animais domésticos relativo de 37% da população humana do país. Isso levando em conta apenas essas duas espécies mais comuns em ambiente domésticos.


Mas antes de tomar a decisão de adotar ou comprar um animal de estimação o dono precisa ter consciência das suas responsabilidades. É necessário entender que são seres vivos que precisam de uma vida de qualidade, o que vai muito além de dar banho, comida, água e um lar.

Acompanhe 5 dicas que reunimos para você que tem ou sonha ter animais em casa:

1. Certifique-se de que você oferecerá proteção


Quando falamos em proteção, não estamos falando simplesmente da proteção de segurança - um teto, uma porta, um cercadinho, e coisas físicas nesse sentido. Apesar disso também ser muito importante para garantir a qualidade de vida do bichinho, também temos que entender como proteção, a necessidade do animal estar protegido contra vermes, pulgas, parasitas e eventuais doenças que possam surgir.

Essa condição de saúde precisa ser observada eventualmente por médicos veterinários para garantir que esteja tudo certo com o bem estar do animal de estimação.

2. Garanta um bom espaço de trânsito para o animal de estimação


Assim como nós, os animais precisam se movimentar, dentro das suas condições. Se você tem um hamster, por exemplo, é legal fazer a escolha de uma gaiola grande, com brinquedos e obstáculos para ele se distrair. Se você tem um cachorro ou gato, garanta que eles possam transitar pela residência, dentro das suas possibilidades.

Muitas pessoas preferem não deixar os animais dentro de casa, mas nessas condições é importante garantir que tenha um quintal ou uma varanda grande onde ele possa se movimentar confortavelmente. Para essas situações, existem uns mini portões/grades que podem ser acoplados nas portas para impedir a passagem dos pets para locais não permitidos.

3. Faça a higienização do cantinho do animal frequentemente


Sejam gaiolas, camas, casinhas ou outros locais de acomodação dos animais, é necessário fazer a higienização do local constantemente. Essa prática vai muito além do mal cheiro que pode ficar no ambiente. A higiene evita doenças.

Hoje em dia existem muitos facilitadores da limpeza de casa com animais de estimação, como é o caso dos tapetes higiênicos para fezes e urina. Além desse item, outro facilitador é o desinfetante específico da linha veterinária - ele é feito para limpar o chão e evitam alergias em cães e gatos.

4. Convivência do animal de estimação e da criança dentro de casa


Ter animais em casa é muito interessante para o desenvolvimento emocional e social, principalmente quando se tratam de crianças que estão muito mais abertas a mudanças benéficas. Além de todos os benefícios psicológicos que podem surgir dessa relação, as crianças desenvolvem também uma maior resistência imunológica a partir da convivência com animais de estimação.

Apesar de ter inúmeros benefícios para permitir que essa relação e interação aconteça, é preciso também certificar-se da segurança dos dois, tanto do animal quanto da criança. Caso exista alguma alergia pode considerar a possibilidade de escolher por um outro animal de estimação, mas antes de mudar a sua escolha é vale a pena procurar um médico para avaliar a situação.

Na possibilidade do animal ter uma convivência difícil, considere não deixar a criança apertar ou se expor muito sozinha. Vale ficar de olho.

5. Pense muito bem na hora de escolher o seu animal de estimação


Como é a sua casa e as pessoas que residem nela? É importante levantar várias possibilidades antes de definir qual será o animal escolhido por você, reunimos algumas espécies para você conhecer e considerar:

Porquinhos da índia: de pequeno porte e podem ser mantidos em apartamentos com muita tranquilidade. Tem um temperamento fácil de lidar e o cuidado é bem simples também. Ideal para quem quer muito um animal de estimação, mas não tem muitas condições físicas e financeiras de manter. Os porquinhos da índia comem rações baratas e vivem bem em ambientes menores.

Hamster: assim como os porquinhos da índia, é uma ótima opção para quem tem pouco espaço. Eles adoram uma boa brincadeira e interação com os donos, o que é muito legal para crianças que sempre quiseram ter um companheirinho para se divertir.

Cães: animais que precisam muito de afeto e carinho, por isso são considerados os melhores amigos dos homens. São animais que precisam de atenção frequente e diária, por isso é importante ter a consciência de que precisa de tempo, disposição e muito amor para ter um cachorrinho em casa. É bom pensar também qual é o porto do animal e qual o espaço físico do ambiente você consegue disponibilizar para sua convivência.

Gatos: independentes e sossegados, sempre dispostos a fazer e dar carinho, os gatos são caseiros natureza. Os felinos são muito inteligentes e aprendem rápido. Não é preciso muito esforço para ensinar, por exemplo, onde ele deve fazer suas necessidades. Está entre as principais escolhas de quem não tem muito tempo para ficar em casa, mas adora um carinho e companhia quando chega ao lar.

Independente de qual animal você escolher para ser seu companheiro dentro de casa, é importante lembrar sempre de dar muito amor, carinho e cuidado para eles. São seres vivos que precisam de boas condições de vida para ter o bem estar garantido.

Se você mora em um condomínio, é legal conferir as regras do local e adequar a sua escolha ao ambiente que mora também. Leia o post Vida de Condomínio: direitos, deveres e responsabilidades e entenda um pouco mais sobre algumas características da vida de condomínio que você precisa conhecer.