Checklist completo: como vender um imóvel



Vender um imóvel não é uma tarefa fácil, algumas pessoas passam anos tentando realizar a venda. Para tornar esse processo mais simples, é importante que o proprietário tome alguns cuidados para que a venda ocorra de forma mais rápida e para valorizá-lo também.

Certifique-se de deixar as contas em dia 


Esse é um requisito básico, mas que pode fazer toda diferença no momento da negociação. Deixe todas as obrigações financeiras do imóvel em dia, como por exemplo o IPTU, condomínio, todas as contas mensais: luz, gás, água e certifique-se também de ter como comprovar todos esses pagamentos.

O próximo passo é encontrar uma imobiliária de confiança, estes irão solicitar uma Certidão Negativa de Débito do imóvel em questão que irá comprovar aos possíveis compradores que as contas administradas pela prefeitura da cidade também estão em dia. Lembre-se: no momento da venda, a confiança deve ser a base da negociação, de ambas as partes, portanto seja o mais transparente possível com os interessados.

Documentação do imóvel regularizada 


É muito importante que você se certifique de deixar o contrato e escritura do imóvel regularizados. Assim como outras providências básicas, como tirar a conta de luz do seu nome e outras pendências que possam estar em seu nome. Essas medidas podem ser decisivas para a venda do seu imóvel, isso porque ninguém quer se preocupar com um mundo de burocracias. Portanto, o quanto mais simples você deixar esse processo para o comprador, maiores são suas chances de realizar a venda mais rápido.

Defina assertivamente o valor e forma de pagamento 


Desde o momento que você decidiu que pretende vender seu imóvel, é importante definir aqueles que serão os principais influenciadores de compra para os interessados: o valor e a forma de pagamento. Defina como você irá realizar a venda e em quais condições: se será uma permuta, um financiamento, troca por outro bem ou o valor à vista. Para ajudar nessa escolha você pode fazer uma pesquisa para avaliar quais são as atuais tendências do mercado.

O valor é a principal decisão que você deve tomar quando resolver vender. Este poderá ser o fator que irá influenciar diretamente no tempo que você ficará anunciando o imóvel. Portanto, coloque um valor que esteja de acordo com os valores de mercado. Faça pesquisas para consultar valores de imóveis parecidos e na mesma região.

Atenção à estrutura do imóvel 


Antes de iniciar visitações de potenciais compradores, lembre-se de dar uma boa geral no local. Avalie todos os possíveis defeitos no imóvel, como pisos quebrados, rachaduras, falhas hidráulicas, dentre outros. Principalmente quando o imóvel já esteve habitado, você deve redobrar sua atenção para que esses detalhes não passem despercebidos. Afinal, a primeira impressão é a que fica e a estética do local é um dos principais influenciadores no momento da venda. Portanto, deixe-o o mais atrativo possível e consequentemente será mais fácil de vender.

Faça divulgação 


A propaganda é a alma do negócio, portanto dê uma atenção especial a essa etapa. Tire fotos com boa qualidade de todo o ambiente, faça vídeos, deixe o mais claro possível para os interessados o imóvel como um todo. O seu objetivo aqui é fazer com que as pessoas sintam-se instigadas o suficiente para ir até o local, fazer sua própria avaliação. Use as redes sociais a seu favor. Além de ser uma forma de divulgação simples, você ainda consegue um alcance bem maior e pode fazer essa divulgação em diferentes plataformas, como Facebook, Instagram, dentre outras.

Contrate uma imobiliária de confiança 


Ao contratar uma imobiliária você estará se certificando de deixar seu imóvel nas mãos de especialistas no assunto, que vão conseguir orientá-lo da melhor forma e tomar as decisões com embasamento. É uma garantia de segurança não só para quem está vendendo o imóvel, mas também para os possíveis compradores.