Consultoria imobiliária: vantagens de contar com uma na locação e compra de imóveis


Toda negociação de imóveis, seja ela de qual natureza for, envolve uma série de burocracias. Logo, é fundamental contar com ajuda especializada para evitar dor de cabeça. Contar com o suporte de uma consultoria imobiliária é fundamental para garantir mais segurança durante o procedimento.

Mas afinal, qual é a função da consultoria imobiliária nos contratos de venda, compra e locação de imóveis? Quais são os benefícios de contar com esse suporte?

Continue a leitura e descubra porque você deve contar com uma consultoria de imóveis para simplificar a sua negociação.

Como funciona uma consultoria imobiliária? 

Suponhamos que você deseja comprar, vender ou alugar um imóvel em breve. Logo, você terá duas alternativas basicamente: fazer negócio direto com a outra parte ou buscar um intermediário especializado.

É o caso, portanto, de uma consultoria imobiliária. Ao contratar o serviço, você garante a expertise de profissionais que possuem amplo conhecimento de mercado e Direito imobiliário.

Ou seja, com isso você garantirá uma negociação mais rápida e segura.

Vantagens da consultoria imobiliária


Mais confiança no negócio 

O processo de compra e venda de imóveis envolve uma série de questões burocráticas e jurídicas, que são complicadas para o entendimento de pessoas leigas.

Por isso, ao contar com a experiência da consultoria imobiliária, há garantia de que os procedimentos serão realizados conforme dita a legislação.

Contratos de imóveis geralmente envolve valores muito altos, logo é fundamental que toda negociação seja feita com muita segurança e transparência para ambas as partes.

Divulgação especializada

Para quem está querendo vender seu imóvel ou colocá-lo para locação, a contratação de uma consultoria imobiliária vai ajudar a acelerar o fechamento de contrato.

Afinal, as imobiliárias com a sua experiência de mercado, fazem a divulgação dos imóveis de forma estratégica. Com isso, você não precisaria arcar com qualquer tipo de publicidade, a consultoria ficaria responsável por levar interessados até o seu imóvel.

Isso sem falar no fato de que as imobiliárias já contam com uma cartela de clientes fiéis. Além disso, as pessoas tendem a confiar muito mais em negócios que contam com um suporte especializado, diferente do que acontece quando o contrato é direto entre proprietário e comprador.

Ajuda com a documentação 

Como já dissemos acima, um contrato de imóveis envolve uma série de burocracias que são complexas de serem resolvidas. E para pessoas leigas, tentar resolvê-las sozinhas pode gerar muito trabalho, sem falar nas chances de erros no contrato.

Ao contratar uma consultoria imobiliária, está será responsável por agilizar e simplificar toda a parte de documentação envolvida na negociação.

Um exemplo de documento elaborado pela imobiliária é o Instrumento Particular de Contrato de Compra e Venda, em que consta os detalhes a respeito dos valores e condições da venda do imóvel.

 O mesmo acontece com o Registro de Imóveis, com a elaboração de escrituras públicas, etc.

Definição de valores

Uma das etapas mais complicadas para quem não tem experiência com o mercado imobiliário é a precificação do imóvel. O valor pedido pela compra ou aluguel do imóvel deve ser elaborado com base em uma estimativa de mercado, e não por mero achismo.

Logo, a consultoria imobiliária entra com a sua experiência de mercado, para fazer uma avaliação justa do imóvel.

Para que isso seja feito, a imobiliária leva em consideração questões como a localização, estado de conservação do imóvel, dentre outras questões.

Faz o acompanhamento e pós venda

Uma das etapas que pode mais gerar dor de cabeça em um contrato de imóveis é no pós-venda. Afinal, como se certificar de que o contrato será seguido à risco?

E neste caso vale ressaltar a importância da elaboração de um contrato adequado que vai garantir a segurança de ambas a parte durante toda a negociação.

Tudo deve ser muito bem detalhado, com descrição de multas, juros, tudo o que pode incidir em caso de descumprimento daquilo que foi acordado.

A consultoria imobiliária, na maioria dos casos, ficará responsável por fazer esse acompanhamento, se certificando de que as exigências do contrato estão sendo cumpridas.

E, caso algo não esteja correndo conforme combinado, a mesma é quem conduzirá o processo de acionar juridicamente a parte que não está em conformidade.