Planejamento: como organizar compra e troca de imóvel ao longo da vida


Comprar a casa própria é o sonho de grande parte da população. Mas você já parou para pensar que o momento da vida de cada um pode influenciar diretamente na decisão de compra ou troca de imóveis ao longo da vida? É importante avaliar o seu planejamento de vida antes de tomar uma decisão tão importante quanto a compra ou troca de um imóvel.

Afinal, qual é o momento ideal para a compra? Quando é necessário trocar de imóvel? Quando a compra não é uma decisão vantajosa?

A seguir vamos apresentar algumas provocações para ajudá-lo na elaboração de um planejamento assertivo de compra e troca de imóveis.

Tenha um planejamento de vida estabelecido

A primeira dica que temos para você se organizar em relação a compra de um imóvel é estabelecer um planejamento de vida. Coloque no papel todas as principais etapas que terão um impacto na sua vida: como a faculdade, uma possível pós-graduação e demais cursos complementares, por exemplo.

O casamento também entra nesse planejamento, e você também deve avaliar se deseja ter ou não filhos. Todas essas questões são importantes pois elas são algumas das etapas que mais influenciarão sua vida, são momentos que podem decidir o seu caminho e influenciar na decisão de compra ou troca de imóvel.

Por isso, durante essas etapas de vida, você deve fazer ponderações específicas para chegar na sua tomada de decisão em relação ao imóvel onde morar. Ficou confuso? Calma que vamos deixar mais claro a seguir.


Planejamento de imóveis ao longo da vida

Como dissemos anteriormente, existem alguns momentos da vida onde a escolha do imóvel onde morar passa a ser influenciada por fatores específicos. Para deixar mais claro, elencamos alguns desses principais marcos:

  • Sair da casa dos pais
  • Profissionais recém-formados
  • Troca de emprego
  • Casamento
  • Filhos + crescimento da família

Todas essas etapas são mudanças comuns que muitas pessoas passam ao longo de suas vidas. É preciso adaptar-se a elas, e uma dessas necessidades de adaptação está relacionada a decisão do imóvel onde morar.


Escolhendo o imóvel para sair da casa dos pais + profissionais recém-formados 

Agrupamos essas duas categorias pois geralmente ambas possuem perfis semelhantes e que precisam fazer ponderações parecidas. Por exemplo, podemos dizer que o perfil desses públicos é de um jovem, alguém que poderá ainda se deparar com muitas mudanças em sua vida.

Por isso é importante avaliar se a compra de um imóvel poderia vir a ser um empecilho para você se jogar de cabeça nessas mudanças. E se você receber uma oportunidade de emprego em outra cidade?

Avalie se nesse caso não seria mais vantajoso para você começar com um aluguel de imóvel ao invés de se comprometer com a compra.

Caso você opte pela compra, nossa dica durante a escolha desse primeiro imóvel é a procura por imóveis menores, nada muito caro e algo que não seria definitivo. Um imóvel só para você ter sua independência e se planejar para algo maior mais para frente.


Troca de emprego 

Vamos supor que você seja chamado para uma oportunidade de emprego em outra cidade, ou então seja transferido. Como proceder com o seu imóvel nesses casos?

Nesse caso você teria que necessariamente trocar de imóvel. Uma forma mais fácil de realizar esse procedimento é através da permuta de imóveis. Na permuta existe uma troca de bens de valores equivalentes.

Ou seja, você pode encontrar um imóvel no mesmo valor do seu e propor a permuta para o proprietário. Essa troca também pode ser feita com o acréscimo de dinheiro ou mais de um bem. O importante é que seja uma troca de valores equivalentes.


Casamento + filhos

Geralmente casamento e filhos são alguns dos fatores que mais influenciam na decisão de compra ou troca de imóvel.

Afinal, quem casa quer casa. O casal precisa encontrar um imóvel para os dois, e essa decisão de compra é influenciada diretamente pela chegada dos filhos.

Se o casal não deseja ter filhos ou pretende engravidar só daqui uns anos, então essa procura pode ser por um imóvel de um quarto ou no máximo dois, para caso recebe hóspedes.

E então, quando a família crescer é importante encontrar uma melhor opção para acomodar uma criança. Logo, a casa precisa de mais quartos e um espaço maior para a criança brincar e poder se desenvolver de forma saudável.

Nesse caso, também deve-se avaliar a necessidade de uma área de lazer, proximidade à creches, questões de segurança, etc.


Encontre seu imóvel na Universal 

Aqui na Universal Imóveis você encontra o maior inventário imobiliário da região, com imóveis de todos os tipos e para todos os bolsos. Temos opções desde o Minha Casa Minha Vida até o alto padrão. Aqui você encontra o lugar ideal para a sua necessidade do momento.

Acesse aqui para conhecer nossas opções de imóveis para compra. Esperamos você aqui na Universal!