Dicas de como adaptar a casa para crianças


Você que tem criança pequena em casa já deve saber dos inúmeros riscos para os pequenos que há dentro do seu próprio lar. Escadas, quinas, objetos perigosos, tudo isso representa um perigo muito grande dentro do imóvel. Todo cuidado é pouco nesses casos.

Pensando nisso preparamos algumas dicas importantes para os pais de como adaptar a casa para as crianças e torná-la mais segura! Continue a leitura e certifique-se de proporcionar um ambiente onde a sua única preocupação é entreter o seu filho.

Dicas para adaptar a casa


Os pais devem tomar todas as providências possíveis para deixar a casa segura para as crianças brincarem e explorarem todo o lado desbravador, que é tão característico nos primeiros meses de vida.

São muitos os detalhes que devem ser revisados quando o assunto é criança no imóvel. É difícil até saber por onde começar. Mas nós vamos te ajudar. Anota aí o que você deve fazer para evitar acidentes:


Móveis da casa


Quando você se torna pai de repente começa a ver todos os móveis com outros olhos, não é mesmo? Tudo se torna um perigo para os pequenos. As quinas são o grande pesadelo para os pais. Por isso o ideal é instalar protetores de borracha em todas elas.

Se possível, indicamos a escolha de móveis pequenos para o imóvel e de preferência sem rodinhas. Dessa forma, você deixa o espaço mais livre para as crianças explorarem a casa sem grandes riscos e evita que elas consigam arrastar os móveis de um lado para outro.

Se você tiver em casa alguns móveis que estejam desgastados e possam apresentar lascas que podem ser consideradas perigosas para as crianças, reforme eles o mais rápido possível.

Travas e adaptadores


Devem ser instaladas travas específicas para crianças em portas e gavetas por toda a casa. Dessa forma os pais estão se certificando de deixá-las longe do acesso a produtos de limpeza e demais objetos que podem representar um risco para elas, como facas, por exemplo.

Os adaptadores de tomadas também devem ser os melhores amigos dos pais para a segurança dos pequenos. Dica: dê preferência para modelos que tenham algum tipo de travas, para evitar que as crianças consigam retirar a proteção.

Janelas


Evite deixar os móveis muito próximos a janelas, pois as crianças podem subir neles e se colocarem em situação de risco. Por via das dúvidas instale redes de proteção nas janelas do apartamento. Elas são um dos principais itens de segurança que os pais devem se atentar.

Caso tenha cortinas ou persianas nas janelas, é indicado que você corte as cordas, elas devem ter no máximo 15 cm.

Quarto da criança


Uma boa dica para os pais durante a escolha dos móveis para o quarto do bebê é optar por um mobiliário adaptável ou multiuso. Ou seja, móveis que podem se adaptar e não se perder durante o crescimento da criança. Por exemplo, um berço que pode se transformar em cama ou um fraldário que pode adaptar em armário.

Esse tipo de preocupação é bem vinda, pois além da segurança os pais precisam também de praticidade. Pois isso evita que seja necessário grandes manutenções na medida em que a criança for crescendo.

Quando for pintar o quarto opte por tintas que sejam a base de água, pois elas possuem menos materiais tóxicos e alergênicos.

Outras medidas: 



  • Coloque os fios dos aparelhos eletrônicos atrás de móveis. De preferência encontre alguma solução definitiva para deixar a fiação organizada.
  • Evite instalar pisos lisos. Se você for para um imóvel já pronto, uma boa solução é colocar tapetes antiderrapantes ou então aqueles tatames coloridas que as crianças amam. 
  • As escadas são um grande risco para as crianças. Instale fitas antiderrapantes nos degraus e coloque também portões removíveis no topo da escada para evitar a queda dos pequenos.