Recém-casados: 3 dicas para quitar seu imóvel mais rápido




Um dos principais sonhos de vida para a maioria das pessoas é a compra da casa própria. Principalmente quando você decidi se casar, afinal como diz o ditado, quem casa, quer casa. Porém, comprar um imóvel a vista é uma realidade distante para muitos e é então que a opção do parcelamento aparece como principal alternativa. Entretanto, muitas pessoas se assustam com o número de parcelas, que muitas vezes se estendem por 20, 30 anos e têm medo de comprometer sua renda durante tanto tempo.

Mas não precisa ser assim, existem algumas medidas que podem ser tomadas para quitar seu imóvel mais rápido e iniciar o matrimônio de casa própria.

Como as parcelas do imóvel são calculadas


As parcelas são calculadas com base no valor do financiamento, no número de parcelas estabelecido e no tempo de pagamento. Ou seja, você não paga apenas pelo valor integral do imóvel. As parcelas são compostas por 3 partes:

Integral: é o valor real do imóvel que está sendo adquirido.
Juros: é o valor que o banco cobra para o empréstimo do dinheiro.
Taxas Operacionais: são os encargos do processo de financiamento, como o seguro.

Agora que você já conhece como funciona o financiamento de uma casa própria, fica mais fácil compreender o que pode ser feito para quitar seu imóvel mais rápido. Confira as dicas:

Utilize o FGTS 


Se você não retirou seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nos últimos dois anos, uma boa dica é utilizá-lo para quitar parte do financiamento, reduzindo o número de parcelas. Muitas pessoas preferem não retirá-lo enquanto está trabalhando, mas nesse caso, onde você está adquirindo o financiamento da casa própria, essa aparece como uma das melhores alternativas. Isso porque o imóvel valoriza mais rápido que o FGTS, este rende apenas 3% no fundo, um valor menor do que o da inflação.

Pagamento das últimas parcelas 


Quando você diminui o tempo total de pagamento, os juros do imóvel serão menores daquele previsto inicialmente no financiamento. Isso porque, ao fazer a amortização, você está pagando uma parte do valor principal, daquilo que ainda falta para quitar o imóvel. Seguindo esse raciocínio é como se você tivesse pego menos dinheiro emprestado com o banco, e consequente, irá pagar menos juros por isso. 

Caso apareça algum dinheiro extra, a amortização é a melhor alternativa, pois além de diminuir os juros, você não irá pagar pelas taxas operacionais referentes aos meses das parcelas que você irá quitar de uma só vez.

Utilize seu 13° no pagamento 


No momento que você decidiu comprar um imóvel próprio através de um financiamento, você se comprometeu com esta divida pelos próximos anos. Porém existem maneiras de amenizar esse valor, para isso será necessário abrir mão de coisas supérfluas.

Utilizar seu 13° salário ou suas férias para quitar parte da dívida é uma ótima alternativa, com isso você estará investindo esse dinheiro em algo que lhe trará um retorno no futuro e evitando gastos sem necessidade.

Portanto, não é necessário ter medo de realizar o financiamento da casa própria. Com um planejamento prévio adequado e um investimento assertivo é possível quitar seu imóvel mais rápido e aproveitar a vida de recém-casados sem preocupações.