Dicas para Escolher os Tapetes para Quarto de Bebê

Quando a gente engravida um novo mundo vem a nossa frente, vários produtos feitos e desenvolvidos especialmente para os nenéns, às vezes coisas que a gente nem imaginava que existia antes de entrar nesse universo não é mesmo? Com tapetes é quase isso, ainda não temos no mercado tapetes especialmente desenvolvidos para o quarto de bebê, acho que em breve teremos produtos assim pois nesse mercado tem crescido  tão rapidamente que por vezes é até difícil manter–se atualizada, mas sim, existem tapetes para quarto de bebê que indico e produtos que não são indicados pois colaboram para um ambiente mais alérgico.


Quando for pensar em tapetes para quartos do seu filho  esqueça os de lã ou  algodão, uma característica desse tipo de tapete com pelagem natural  é soltar micropelos no ar e nós  acabamos aspirando eles sem notar – não fazem mal, mas os bebês podem desenvolver alergias.

Os tapetes sintéticos são os mais aconselhados,   em nylon ou polipropileno, eles não soltam pelos  e de quebra são laváveis , você vai se surpreender quando for em uma loja e pedir por tapetes assim, é uma opção mais linda que a outra!


Temos hoje no mercado basicamente três tipos de fibra sintética: nylon, polipropileno e poliéster, vou  te dar uma noção melhor de cada uma dessas:

Tapetes de fibra sintética de nylon: o tapete de nylon está entre os mais versáteis. Esse tipo de material proporciona ampla flexibilidade na criação de uma variedade de estilos de peças. As vantagens desses produtos são ampla maleabilidade e resistência a abrasão. A robustez do tapete de nylon devido as fibras mais rígidas faz com que seja muito utilizado em varandas e áreas externas ou em áreas comerciais de alto tráfego.


Tapetes de fibra sintética de polipropileno: resistência superior a umidade e mofo são alguns dos pontos fortes do tapete de polipropileno. Devido ao método de tingimento a que são submetidos, os tapetes de fibra sintética de polipropileno são bastante resistentes a descoloração por efeito de luz solar.


Tapetes de fibra sintética de poliéster: o tapete de poliéster se destaca pela ampla variedade e beleza das texturas e colorações . Possuem alta resistência ao desbotamento e manchas de água. As propriedades antialérgicas do poliéster tornam essas peças excelentes para lares de pessoas com problemas respiratórios.


Agora ficou bem mais fácil de sair para escolher o tapete para quarto de bebe, né?

Tem outra dica aqui que não dá pra deixar de falar que é a base do tapete – aquela parte que fica voltada para o chão – ela também deve ser em tecido 100% sintético tá? Esse tipo de base é aconselhada pois evita o acúmulo de pó e normalmente já vem com tratamento anti ácaro (o que é uma ótima pedida não é?)


O que vale para fazer antes da chegada do bebê é impermeabilizar esse tapete para quarto de bebe, hoje temos empresas especializadas que fazem esse serviço no próprio local, o  cheiro é um pouco forte, mas se você ficar longe do ambiente por duas ou três horas esse cheiro terá saído totalmente. Ainda existem lojas de tapetes que fazem essa impermeabilização antes da entrega, assim você já recebe o tapete prontinho pra evitar qualquer acidente, uma bela comodidade para as grávidas não se preocuparem com os cheiros. Aqui eu ainda te lembro que essa impermeabilização pode ser feita em todo kit berço do baby, te ajudando a manter ele limpo mais facilmente.

Claudia Romano é natural de Curitiba, arquiteta de interiores e apaixonada por tudo que envolve o mundo da decoração.

Veja mais uma galeria de Tapetes para Quarto de Bebê: