Amplie o espaço de convivência em sua casa.

Saia do quadrado e veja como unir sala, cozinha e varanda em projetos que aliam conforto e qualidade de vida.

Sala, cozinha e varanda de apartamento de 102 metros quadrados do Raya Evidence, no Bom Pastor, ganha decoração que privilegia a integração dos ambientes. (Foto: Felipe Couri)

Quer morar em um apartamento, sem abrir mão de conforto e espaço? Invista em projetos que ampliam a área de convivência de sua casa. Seguindo a tendência, apartamentos de dois quartos, que trazem ampla sala, cozinha e varanda integradas, surgem para atender esta demanda.
A nova dinâmica de projetos residenciais chega para reforçar a mudança de comportamento no padrão familiar brasileiro, que não inclui apenas laços sanguíneos, mas os afetivos também. Os filhos diminuíram, enquanto a adoção de crianças por parte de uniões homoafetivas é cada vez maior, e cresce, ainda, a busca por animais de estimação. Na contramão de empreendimentos compactos, Juiz de Fora já oferece imóveis com metragens amplas, que atendem perfeitamente às demandas da sociedade contemporânea.
Apartamentos que fogem dos padrões habituais, mas que colocam a área social como protagonista, levam os profissionais da arquitetura de interiores a uma mudança de olhar para os conceitos de separação e integração: os espaços múltiplos. “São combinações possíveis e atuais que dão mais flexibilidade ao ambiente. Elas ainda trazem mais amplitude visual, funcionalidade, charme e conforto”, pontua a arquiteta Alethéia Westermann.
Para criar este efeito, ela sugere, por exemplo, o uso de acabamentos únicos, que favorecem o espaço e ainda garantem unidade estética. “Pisos frios em formatos grandes e tons claros reforçam ainda mais a ideia. Incorporar a varanda à sala, sobretudo com a instalação de cortinas de vidro, traz amplitude. O mesmo vale para a cozinha”, sugere.
Para a arquiteta Jaqueline Bonjour, a varanda pode agregar tanto para a sala quanto para a cozinha. Para isso, é importante atentar-se para o tamanho e o seu posicionamento na planta. “O ideal é não ter vidros entre os ambientes, mas utilizá-lo na área externa, fechando a varanda com vidro, caso o condomínio permita”, indica.

Minimalismo e organização

Quando se tem à disposição apartamentos de dois quartos com 102 metros quadrados de área, como os do novo empreendimento de Juiz de Fora, o Raya Evidence, no Bom Pastor, a primeira coisa que vem à cabeça é como ocupar o espaço com tudo aquilo que a família deseja. A dica é lançar mão do minimalismo e de muita organização, já que muitos detalhes ficarão expostos. “Tenha em mente as suas reais necessidades. Soluções tecnológicas facilitam no dia a dia, e a organização resulta em um ambiente funcional”, destaca Jaqueline.
Para Alethéia, a dica é investir em móveis planejados. “Uma marcenaria bem desenhada permite aproveitar todos os cantos, além de se comportar como uma grande aliada, seja para integrar ou para setorizar os espaços”.
A proporção dos móveis não deve ser deixada de lado. Para as profissionais, apartamentos de alto padrão pedem móveis maiores e bem confortáveis, mas fique atento aos excessos, para não comprometer a circulação. “Vale investir em espelhos para dar mais amplitude e uso de cores monocromáticas nos acabamentos, que, além de integrarem, ajudam a mascarar armários e portas. Tons fortes são bem-vindos apenas em objetos pontuais, como almofadas, tapetes e adornos”, finaliza Alethéia.
Por Bárbara Riolino
Fonte: tribunademinas.com.br
E aí, o que achou do Raya Evidence? Entre em contato, se inscreva e agende a sua visita: 
http://cliente.universalimoveis.com.br/remktraya