Coronavírus em condomínios: como evitar a Covid-19?

coronavírus em condomínios como evitar a covid-19


Adotar medidas de prevenção ao coronavírus em condomínios é essencial para evitar a propagação do vírus, uma vez que este é um ambiente com grande concentração de pessoas e qualquer descuido pode resultar em um aumento de casos entre os moradores.

No entanto, definir uma estratégia para auxiliar no controle e avanço da doença nos condomínios não é um tarefa simples. 

Para obter sucesso, é necessário que síndico e moradores estejam alinhados e cumpram à risca as recomendações.

Foi pensando nisso que produzimos este artigo para tirar as principais dúvidas sobre o enfrentamento do coronavírus em condomínios. Acompanhe a leitura para saber mais!

Coronavírus em condomínios: quais cuidados tomar em áreas de convivência?

O ideal é que fiquemos em casa pelo maior tempo possível, a fim de evitar aglomerações e a progressão da pandemia. 

Porém, em situações necessárias, como idas ao mercado, farmácia e saídas para o trabalho, por exemplo, frequentar as áreas comuns, como elevadores, corredores e portarias, será inevitável. 

Neste caso, é importante que dispensers de álcool em gel sejam instalados estrategicamente nessas áreas.

Além disso, os ambientes das áreas comuns devem estar bem arejados com ventilação natural, oriundas de portas e janelas.

Superfícies e objetos que são tocados com frequência, como maçanetas, botões de elevadores, corrimãos das escadas e rampas, devem ser higienizados constantemente.

Devo frequentar as áreas de lazer neste momento?

A possibilidade de usar as facilidades, como piscina e academia, pode parecer tentadora neste momento e até gerar uma falsa sensação de segurança, por se tratar de ambientes familiares.
Entretanto, não é bem assim. 

Muitos condomínios já estão fechando essas áreas para evitar que a constante circulação de pessoas ajude a espalhar o vírus. 

Mas se no local onde você mora os espaços coletivos ainda estiverem abertos, é importante tomar cuidados.

Apesar de não ter evidências de que o vírus sobrevive na água com cloro das piscinas, é melhor evitar o uso delas, por conta do contato com outras pessoas, além do uso compartilhado de cadeiras e vestiários.

A academia também deve ser evitada por ser um local em que as pessoas têm muito contato umas com as outras e por compartilharem aparelhos, bebedouros e outros equipamentos.

Quais são os cuidados básicos que todos os moradores devem tomar?

O mais importante é evitar circular pelas áreas comuns do condomínio. Não sendo possível, é necessário seguir as orientações recomendadas pela OMS - Organização Mundial da Saúde.
Veja abaixo as principais recomendações:
  • Ao chegar em casa, lavar as mãos com água e sabão por, no mínimo 20 segundos;
  • Evite fazer ou receber visitas.
  • Utilize produtos com álcool, alvejante ou hipoclorito de sódio para limpar a casa;
  • Use álcool em gel toda vez que for abrir uma porta, tocar o corrimão de escadas ou chamar o elevador;
  • Evite elevadores lotados (a OMS recomenda que famílias circulem sozinhas por eles);
  • Higienize as mãos antes e depois de acionar a biometria, caso seu condomínio utilize;
  • Evite o serviço delivery, que aumenta a rotatividade e fluxo de pessoas nas portarias;
  • Em caso de encomendas e entregas a recomendação é de que entregadores não entrem no prédio e que os condôminos devem receber as entregas na portaria.
A responsabilidade de conter o avanço do coronavírus é de todos!

Por isso, qualquer estado gripal, mesmo que inicial, deve ser comunicado ao síndico, com confidencialidade. 

Resultados positivos para Covid-19 devem ser obrigatoriamente informados ao síndico e demais moradores.

A sugestão é que qualquer pessoa com sinais de estado gripal deve ficar o máximo possível em seu apartamento, em distanciamento social de ao menos dois metros de distância das pessoas.

O que fazer para ajudar idosos e pessoas do grupo de risco?

Seguir as recomendações em relação aos cuidados com os idosos é de extrema importância. O ideal é que eles permaneçam em isolamento por todo o período do pico da pandemia no país. 

Isso significa que os idosos devem permanecer dentro de suas casas, evitando ao máximo a circulação no condomínio. 

Os mesmos cuidados devem ser observados em relação aos moradores que estão no grupo de risco e apresentam problemas de saúde como:
  • diabetes;
  • problemas cardíacos
  • pacientes em tratamento de câncer;
  • pessoas com problemas respiratórios;
  • hipertensos.
É importante ressaltar que as pessoas que estão no grupo de risco não devem receber visitas, mas todos podem colaborar com o bem-estar dos vizinhos.

Para que eles não precisem sair para as ruas, familiares, moradores e funcionários podem organizar um mutirão para atender as necessidades dessas pessoas e isso inclui a ida ao:
  • mercado;
  • farmácia;
  • pet shop;
  • passear com cachorro;
  • conversar por telefone.

O que os síndicos devem fazer para impedir a disseminação da doença?

Gestores de edifícios devem garantir que equipes de limpeza de cada edifício se esforcem com as práticas diárias de higienização para frear o avanço da doença e proteger os mais vulneráveis.

O portal SíndicoNet desenvolveu uma cartilha que dispõe sobre recomendações de combate ao coronavírus em condomínios.

Entre elas está a orientação de fechar temporariamente o salão de festas e limitar atividades sociais com grupos de pessoas externas ao apartamento em quaisquer áreas de convivência como academias, piscinas e espaços gourmet.

Neste momento, os síndicos também devem evitar:
  • convocar novas reuniões e assembleias.
  • contratações emergenciais de serviços e pedidos de pagamentos extras, buscando prever, no mínimo, três dias de antecedência para pagamentos fora da rotina.
  • a locação dos salões de festas, churrasqueiras, espaços gourmet, entre outros.
Também é responsabilidade do síndico orientar e dar assistência aos funcionários do condomínio, especialmente os com mais de 60 anos.

O gestor deve providenciar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo para os trabalhadores, incluindo luvas, botas e máscaras, de acordo com recomendação dos órgãos oficiais.

Além do mais, deve disponibilizar toalhas de papel e sabão nos banheiros para os funcionários, disponíveis o tempo todo.

Funcionários: quais medidas adotar?

O funcionário gripado deve ser licenciado temporariamente, com direitos assegurados pelo condomínio.Antes de iniciar a jornada de trabalho, higienize as mãos.

Na Guarita, pelo menos durante as trocas de turno, desinfetar com álcool e papel toalha os objetos compartilhados:
  • interfone;
  • telefone;
  • maçanetas;
  • portas;
  • superfícies e demais itens.
Além de ficar atenta aos procedimentos de limpeza, a equipe responsável deve tomar cuidado com o manuseio do lixo, sobretudo, o que vem dos banheiros. Afinal, as fezes são transmissoras do vírus. 

Os profissionais que manipulam o lixo devem lavar as mãos frequentemente, utilizar luvas e desinfetante para as mãos à base de álcool.

É importante abastecer os banheiros das áreas comuns com álcool em gel, sabonete e papel toalha, mas recomendar aos moradores que evitem utilizar o local.

É recomendado fazer obras, reparos ou mudanças neste momento?

Não! Este não é o momento para obras e reformas.

Obras em andamento devem ser suspensas. Só devem ser finalizadas aquelas de caráter emergencial, em que a suspensão pode trazer riscos à estrutura e vida dos moradores.

Em relação às mudanças, o ideal é que elas não ocorram. Mas não sendo possível adiar, elas devem ser agendadas previamente para que as áreas sejam preparadas pelos funcionários, seguindo as medidas de higiene e segurança para todos. 

A propósito, o intuito neste momento é reduzir ao máximo o número de pessoas estranhas circulando no condomínio.Ao coibir a realização dessas operações, contribui para evitar o pó e outros agentes que possam irritar as vias áreas, que são atacadas pelo vírus.

Como dissemos, a responsabilidade de conter o avanço do coronavírus em condomínios e em qualquer lugar é de todos, por isso a importância de fazer a sua parte.

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário para nós!