Vida de Condomínio: direitos, deveres e responsabilidades


Para dar o primeiro passo na conquista de uma convivência pacífica e madura em um condomínio, é preciso conhecer a fundo quais são as regras que regem a disciplina no ambiente. Todos as pessoas que estão envolvidas na vida de condomínio tem seus direitos, deveres e responsabilidades.

Ao estar ciente de tudo o que pode e não pode, os condôminos e funcionários passam a conviver em prol da harmonia e de um ambiente leve. Para ajudar na compreensão de alguns dos itens e diminuir as dúvidas que vão te fazer alcançar uma boa convivência, listamos abaixo 4 dicas para você começar a colocar em prática hoje mesmo.

1. Barulhos diversos

Todo mundo tem direito de ouvir músicas, cantar mais alto, andar de salto alto dentro de casa, deixar uma panela cair. Em condomínios que permitem animais, o animal tem direito de latir, de chorar. Mas tudo precisa ser feito com bom senso e respeitando as regras.

Caso você tenha um animal dentro de casa, o melhor a fazer é discipliná-lo. E caso você tenha um vizinho que te incomode com o barulho de um cachorro, por exemplo, antes de tomar qualquer decisão extrema, converse. Muitas das noções de boa convivência dos condomínios passam exatamente pelo poder do diálogo.  

Em caso de dar uma festa em casa, com várias pessoas produzindo ruídos ao mesmo tempo e somado a música alta, esteja ciente do limite de horário permitido no ambiente. Ninguém é proibido de produzir sons, mas a altura máxima deve ser respeitada por todos.

Em caso de algum incômodo extremo, a conversa com o síndico pode ser uma ótima opção para reestruturar a harmonia.

2. Responsabilidades de limpeza

A limpeza está ligada aos direitos dos condôminos porque todos merecem um ambiente limpo, mas também são parte integral dos seus deveres, uma vez que para ter um ambiente agradável é preciso zelar por ele.

Esteja atento sobre quais são as regras e horários de retiradas de lixos. É importante ter cuidado para não se esquecer por muitos dias de tirar as sacolas com rejeitos, isso pode acarretar no odor tanto para dentro do seu apartamento, quanto para a área externa quando for retirado.

Além disso, não jogue, em nenhuma situação, sujeira pela janela de seu apartamento. Além de sujar o ambiente, você pode incomodar o vizinho debaixo.

A responsabilidade da limpeza, geralmente, fica por conta de um zelador. Caso o seu condomínio não tenha um profissional encarregado diretamente pelo serviço de limpeza, provavelmente tem uma área para retirada do lixo por caminhões da prefeitura. Busque se informar sobre essa regra também.

3. Convivência em áreas comuns

Todas as instalações que não são privativas ou exclusivas de apenas um condômino são consideradas áreas comuns, como por exemplo as escadas, corredores, paredes e fachada, elevadores. As áreas estruturais também são consideradas comuns, como é o caso de tubulações, caixas d’água, telhado, entre outros.

Para proteger essas áreas, fique atento quando levar seu animal de estimação para passear, não deixe ele fazer suas necessidades fora de casa. Tenha cuidado com as crianças para que elas não quebrem nada enquanto estiverem brincando e não se distraia quando estiver na garagem, além de ser área comum, ali se encontram muitos bens de seus vizinhos.

Para entender melhor sobre os hábitos e comportamentos em áreas comuns no seu pode ser legal que você converse com seus vizinhos e síndico. Essa é uma boa pauta para uma reunião de condomínio.

4. Problemas estruturais na residência

Na hora que surge uma infiltração fica a dúvida: a responsabilidade pelos ajustes necessários é do inquilino ou do locatário? Bom, isso vai depender de alguns fatores a serem levados em consideração.

O morador precisa considerar qual foi a origem do surgimento do problema. Caso o problema na edificação tenha sido causado por alguma obra mal feita, que por acaso perfurou um cano, a responsabilidade é do próprio locatário. Já na hipótese de um desgaste nas estruturas, o locatário é quem vai ficar responsável pelas despesas dos ajustes.

É importante ressaltar aqui que antes de fazer qualquer aluguel ou compra de imóveis, você deve procurar por uma imobiliária de confiança. A imobiliária será sua parceira na escolha de um local preservado e que não acarretará problemas de origens precedentes ao imóvel que você deseja locar. Para entender melhor sobre como estar seguro na hora de assinar um contrato de aluguel, leia “Dicas para quem vai alugar o primeiro apartamento”.